quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Boas Novas que libertam

 

A carta de Paulo aos Gálatas é conhecida como “A Carta Magna da liberdade cristã”. Esta Epístola foi escrita às igrejas da Galácia pelo Apóstolo Paulo para defender o seu apostolado contra os judaizantes e para demonstrar que a salvação é somente pela fé em Cristo. Serviu também para exortar os cristãos a resistirem ao legalismo religioso e a firmarem-se na liberdade que há em Jesus.

Os judaizantes eram pseudo-cristãos que queriam misturar a graça com a Lei mosaica. Estavam a confundir e a desviar os verdadeiros cristãos, especialmente os mais novos. Os cordeirinhos são muito apetecíveis para os lobos devoradores. Eles não só deturpavam o evangelho da graça como também atacavam o mensageiro da graça. Gente mal intencionada sempre vai denegrir o evangelho e os líderes. Gálatas é um brado apologético a defender a pureza do evangelho nas igrejas locais.  

Ao contrário do que muitos pensam, é crucial ensinar a sã doutrina nas igrejas. Ainda hoje existem muitos ensinos falsificados. Os falsos evangelhos trazem sempre perturbação e confusão. Na verdade só existe um evangelho verdadeiro - o evangelho da graça divina (Gl 1:7-9). “A obra de Cristo é uma obra acabada, e o evangelho de Cristo é um evangelho pela graça mediante a fé somente, e sem a mistura de obras ou méritos humanos”, relembra o Prof. Manuel Alexandre Júnior. 

Foi por causa da intransigência de Paulo contra os erros dos judaizantes que a mensagem apostólica (que é a mensagem de Cristo) chegou até nós. Compete aos crentes partilhar estas Boas Novas que salvam e libertam. No meio de tanta confusão doutrinária e teológica, firmemo-nos no puro evangelho. As Boas Novas que proclamam a salvação e a libertação de Jesus Cristo para todo aquele que nele crer. Porque não há qualquer mérito nosso neste evangelho gracioso de Deus, toda a glória pertence somente a Ele.

Sem comentários: