quinta-feira, junho 22, 2023

Três argumentos divinos


"Quem vos enfeitiçou?"
- Pergunta Paulo aos Gálatas no capítulo 3 da sua carta. Os falsos mestres estavam a ludibriar tanto os gálatas que pareciam feiticeiros. Antes da chegada dos judaizantes os gálatas estavam firmes na mensagem da justificação pela fé que Paulo lhes anunciou, agora estavam a dar ouvidos a enganadores. É muito importante estarmos firmes nas verdades centrais do Evangelho. Nos nossos dias, não faltam heresias para confundir os que estão inseguros na fé.

Paulo vai apresentar três argumentos divinos a favor da justificação pela fé, apelando ao que eles já tinham experimentado com o Deus triúno:

     Jesus Cristo crucificado (v.1; 13).
    2º A dádiva do Espírito Santo (v.2, 3)
     As maravilhas que o Pai faz (v.5)

O 1º argumento é que eles percebam que quem morreu na cruz para os salvar não foi Moisés, mas Jesus! Trocar Cristo por Moisés é uma insensatez, uma verdadeira loucura! Se a Lei mosaica pudesse salvar alguém porque é que Cristo precisou morreu na cruz? Esta questão continua a ser muito relevante nos nossos dias. Afinal quem é que nos pode salvar? A Lei? A religião? As boas obras? A Igreja? O dinheiro? A fama? Tanto a nossa salvação como o nosso crescimento espiritual dependem unicamente do Cristo crucificado. Precisamos de crer e receber o Cristo crucificado. Tim Keller disse que: "Um cristão não é alguém que sabe sobre Jesus, mas alguém que O viu na cruz".

Paulo avança para o 2º argumento e faz mais uma pergunta: “Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gl 3:2). A verdade é que os gálatas receberam a Pessoa do Espírito Santo, não por praticarem a Lei mosaica, mas pela pregação da fé em Cristo. No tempo da Lei o Espírito Santo não habitava de forma permanente nos crentes. A partir do Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para selar e morar nos cristãos de forma permanente e eterna. Quem diz que os cristãos recebem o Espírito numa experiência posterior à conversão está enganado. Efésios 1:12-14 diz claramente que somos selados pelo Espírito Santo no momento em que ouvimos e cremos no evangelho.

A vida cristã começa e continua com o Espírito Santo. É Ele que nos dá consciência dos pecados, leva-nos ao arrependimento, concede-nos fé para crermos no Redentor Jesus. Mas a grande falta de compreensão espiritual dos gálatas (e nossa também), é que a vida cristã só é possível na dependência do Espírito. Alguns cristãos pensam que podem ser caminhar sozinhos ou agradar a Deus través dos seus esforços. Em vez de depender de Deus e ter comunhão com Ele, agarram-se a práticas ritualistas e legalistas. Isto produz cristãos cansados, frustrados e sem fruto espiritual. É nesta Carta que lemos: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gl 5:25).

No v.5 temos a última pergunta que é o terceiro argumento divino a favor da Justificação pela fé: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” “Aquele” refere-se a Deus Pai, que concedeu o Espírito aos gálatas e a nós também quando recebemos Jesus. Em João 14:16 Jesus diz que rogaria ao Pai, e o Pai nos daria outro Consolador, O Espírito Santo, que ficaria connosco para sempre. Mas não só isso, este versículo também diz que o Pai operava maravilhas nos gálatas e isso não era pelo poder da Lei mosaica, mas na sequência da pregação da fé, pela pregação do evangelho. A vida cristã é uma constante demostração do poder de Deus em nós. No milagre da vida, no milagre do novo nascimento, nas respostas às orações, nas curas, no cuidado sobrenatural do Senhor.

Hoje continuam a existir muitos legalismos e heresias que querem ofuscar a verdade do Evangelho. O legalista ainda não vislumbrou a liberdade que há no Evangelho da graça de Deus. "O único modo de exercermos um ministério que de facto experimenta a transformação na vida das pessoas é pregar o Evangelho para desconstruir tanto o legalismo quanto o relativismo." Tim Keller.

A vida cristã começa e vive-se na dependência do Espírito Santo. “Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” – Gl 5:18. Não há mérito humano na nossa salvação. É por isso que a glória pertence a Deus! Isto não significa ficarmos parados à espera que Deus faça tudo por nós, mas que devemos cooperar com Deus para Ele nos orientar o que devemos fazer.

Acreditamos e temos visto que Deus continua a fazer milagres e maravilhas. Deus é Senhor! O maior dos milagres é alguém arrepender-se dos seus pecados e crer em Jesus Cristo.  Augustus Nicodemus escreveu que devemos perseverar “na mensagem da fé que ouvimos no início – a da graça de Deus imerecida, em razão da qual temos experimentado e visto verdadeiros milagres de Deus.”

Olhemos "para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Ele, que pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, assentou-se à direita do trono de Deus.” – Hb 12:2. Andemos, não nos desejos e nas loucuras da carne, mas na dependência do Espírito Santo, deixando-nos guiar e conduzir por Ele. Sabendo que o Pai continua a testificar do seu poder pela pregação da Palavra, com sinais, milagres e maravilhas. Amém!


Sem comentários: