terça-feira, setembro 07, 2021

A pequena grande Semente


Jesus conta mais duas parábolas no capítulo quatro de Marcos. A primeira parábola é a da semente. Esta história, exclusiva do evangelho de Marcos, está intimamente ligada à parábola do semeador. Em termos cinematográficos podemos dizer que é a sequela da parábola do semeador. É o resultado da boa terra receber a boa semente. 

Um homem lança a semente e como o solo está preparado para a receber, ela germina. Passado um tempo, o homem constatou que a semente desabrochou. Primeiro surgiu uma pequena planta, depois as espigas de trigo e por fim o cereal amadureceu. Às vezes algumas sementes não germinam. Alguns desanimam porque não vêem crescimento, mas esta parábola ensina-nos a ter perseverança e paciência. 

O homem que semeia deve descansar no Senhor. Em vez de ficarmos inquietos com a falta de resultados espirituais, lembremo-nos que a nossa tarefa é semear a Palavra e confiar no Senhor porque o crescimento é obra exclusiva dele. Paulo disse aos coríntios: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” (1Co 3:6) Deus tem o seu tempo certo para gerar vida, para o crescimento e para a colheita. 

Esta parábola é um hino à soberania divina. Tantos cristãos pensam que a salvação depende deles, mas vemos aqui que o reino de Deus é constituído pelos frutos gerados por Ele. Confiemos que é O Senhor Deus que começa, completa e aperfeiçoa a boa obra em nós (Fp 1:6). Semear com persistência a boa semente e descansar no Senhor é o princípio central do Reino de Deus e a grande verdade desta parábola. 

---

Jesus prossegue e conta a quarta parábola desta série dedicada ao Reino de Deus. O Reino aqui é comparado a um grão de mostarda, que é uma semente muito pequena mas dá um grande arbusto que pode chegar aos três metros de altura. Esta pequena grande semente depois de germinar fica uma árvore bonita e viçosa. Os seus ramos servem de abrigo para as aves e para dar sombra a quem precisa. Podemos retirar algumas aplicações práticas desta parábola.

1. A pequena semente de grão de mostarda é a palavra de Deus. A palavra pode parecer insignificante para alguns, mas esta pequena grande semente gera muitas vidas para o Reino. Semeemos a Palavra com zelo.

2. Grandes resultados começam com pequenas iniciativas. Podemos pensar que um sorriso, um telefonema, uma oração, uma mensagem, são coisas pequenas, mas podem produzir grandes efeitos espirituais.

“Uma criança pode ser o começo de uma escola próspera; uma conversão pode ser o princípio de uma poderosa igreja; uma palavra, o começo de algum abençoado empreendimento evangélico; uma semente pode ser o começo de uma rica colheita de almas salvas”, disse J. C. Ryle.  

3. Quem semeia vai colher. Este é um princípio na agricultura e na vida espiritual. Quem semeia abundantemente vai ceifar com abundância (2Co 9:6). A nossa responsabilidade é semear muito e aguardar com fé e expectativa o agir de Deus. 

4. Esta parábola também ilustra o crescimento da Igreja. Os cristãos eram poucos no início, eram pequenos grãos de mostarda, mas o Evangelho espalhou-se e fez-se uma "grande árvore" que encheu o mundo. No primeiro sermão a colheita foram três mil almas, logo a seguir mais cinco mil e a igreja não parou de crescer e temperar este mundo (At 1:8). 

5. Ramos que acolhem e abrigam. A igreja de Jesus deve ser a grande árvore que recebe bem e dá abrigo aos necessitados. As pessoas procuram um lugar de descanso e paz, que possam encontrar isso na igreja local onde servimos. Em Cristo há vida, paz e fruto espiritual.

Que a pequena grande semente da palavra de Deus possa ganhar raízes profundas no nosso coração. Se semearmos a poderosa Palavra, regando-a com as nossas orações, Deus vai fazê-la germinar e produzir muito fruto. Amém!

Sem comentários: