terça-feira, setembro 24, 2019

Tudo é política, tudo é religião

Tenho evitado falar da actualidade política. Não é a minha causa, mas se pensarmos bem, tudo é política e tudo é religião. A sociedade mais ateia é política e a sociedade mais anárquica é religiosa. Por mais que se queira separar as águas, as ideias, as crenças e as descrenças estão sempre presentes, dentro e fora das águas.

Um estudo divulgado hoje no Parlamento Europeu diz que a insatisfação com a política é a principal razão apontada para a taxa de abstenção recorde de 68,6% verificada em Portugal nas eleições europeias deste ano. Há um desencantamento geral em relação à maior parte dos políticos. O debate político e ideológico tem sido fraco. Todos querem conquistar o "centrão", mas a virtude já não mora no meio há muito.

Falta coragem para lutar pelas boas ideias e pelas boas causas. Tratar as pessoas como indivíduos e não como meros contribuintes. Falta valorizar o trabalho e aumentar os míseros salários de quem trabalha. Falta apoiar mais as famílias, os filhos, os velhos, os doentes. Que cada um vote em quem acha que mais contribuirá para o bem de todos. A minha causa continua a ser Jesus Cristo. Mais do que política e religião, Cristo é a resposta para este mundo perdido. Só Ele pode dar vida e esperança real.

Sem comentários: