domingo, setembro 29, 2019

Sabedoria é temer e obedecer a Deus

Na Escola Bíblica Dominical da nossa igreja hoje de manhã foi a última lição do estudo de Provérbios. Talvez não sejam muitas as igrejas que meditam durante um ano em um livro da Bíblia de forma consecutiva. Pela graça de Deus fazemos assim há muitos anos. Estamos satisfeitos.

O último capítulo de Provérbios fala das qualidades da mulher virtuosa. A mulher boa é mais do que uma boa mulher, é alguém temente a Deus (Pv 31:30). De todas as coisas características que uma pessoa pode ter e procurar, o temor a Deus é a melhor de todas. "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10). Kevin DeYoung esclarece o que é a sabedoria no seu livro Faça alguma coisa:

"'O que é sabedoria?'. Sabedoria é compreender o temor de Deus e descobrir o conhecimento de Deus. A sabedoria, em Provérbios, é sempre moral. O tolo, o oposto do sábio, não é um idiota ou um imbecil. O tolo é a pessoa que não vive em conformidade com o caminho de Deus. Sabedoria é conhecer Deus e fazer o que ele pede. Tolice, por outro lado, é desviar-se de Deus e ouvir apenas a si mesmo."

Quem é sábio teme e obedece a Deus. Os néscios vivem para si próprios.

Sem comentários: