segunda-feira, agosto 06, 2018

Cala-te, aquieta-te e crê!



Fiz ontem uma pausa na série de pregações de Colossenses e, também para arrefecer as temperaturas, preguei sobre o temporal de Marcos 4.


Era tarde. Quase noite. Depois de um dia extenuante, Jesus entrou num barco com os seus discípulos e disse para passarem para a outra margem. Adormeceu na popa. De repente, levantou-se um grande temporal no Mar da Galileia (v.37). Quando menos esperamos, grandes ventanias se levantam na nossa vida. Os que navegam com Cristo devem estar preparados para enfrentar dificuldades. Lá por sermos discípulos de Cristo, não significa que não passamos por tempestades. O Evangelho que promete um mar de rosas e facilidades é falso.

Apavorados com o vento e com as ondas altas a inundarem o barco, temendo pela sua vida, acordaram Jesus. Muito chateados, perguntam ao Senhor: “Mestre, não te importas que morramos?" (v.38). Deus nunca está desatento às nossas provações. A pior coisa que podemos fazer perante os problemas é culparmos Deus e reclamarmos com Ele.

Ainda ensonado, Jesus levantou-se e ordenou ao vento: “Cala-te, aquieta-te! E o vento se aquietou e houve grande bonança” (v.39). O mais inusitado desta história, não é O Criador falar às coisas criadas e elas obedecerem, o bizarro aqui, é a falta de fé que os discípulos ainda demonstraram. “Porque sois tímidos? Ainda não tendes fé?” (v.40), perguntou-lhe Jesus. Tantas vezes eles já tinham visto a manifestação do poder de Deus em Jesus e não tinham fé para crer e sossegar nele. Não será esta também a nossa triste história?

Não havia nada a temer. Não tinha Jesus dito para passarem para a outra margem? Se Ele o tinha dito, estava feito. A Palavra do criador faz acontecer. Outra coisa, Jesus estava ali com eles! Os santos do passado costumavam dizer que “com Jesus no barco, tudo vai bem”. Se Jesus dormia em paz é porque tudo estava controlado. Quando passarmos por temporais, lembremo-nos que Jesus está connosco e que continua a cuidar de nós. Deus nunca se esquece dos seus filhos. Mais importante que aquietar o vento e o mar, é aquietarmos o nosso coração - “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra” (Sl 46:10). Jesus é Senhor. Cala-te, aquieta-te!


Imagem da Pintura: Cristo na tempestade no Mar da Galileia, por: Ludolf Bakhuizen, 1695.

Sem comentários: