domingo, janeiro 07, 2007

Ninguém pode recompensar Deus

Aquelas pessoas que já descobriram e aceitaram a dádiva do amor de Deus e o sacrifício do seu Filho, podem incorrer num equívoco que é tentarem recompensar Deus. Sincera e reconhecidamente esforçam-se por recompensar Deus, realizando boas obras, sacrifícios e trabalhos abnegados, serviço eclesiástico, actos bondosos e altruístas. Porém, no livro de Deuteronômio 10:17 é dito que Deus “é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas”. Deus não aceita recompensas. Não temos nada para dar, acrescentar ou compensar a Deus. Tudo sempre foi e será dele e por Ele. Ele é Deus. E Deus sempre teve tudo e todos nas suas grandes e poderosas mãos. A vida é dele. A obra é dele. A edificação é dele. O amor é dele. Quando O amámos, fazemo-lo porque ele nos amou primeiro. Ele é a origem, o objecto, a natureza, a essência e o foco convergente desse amor. Se é certo que não podemos recompensar Deus, como não amá-lO?


“Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” Romanos 11:35-36

2 comentários:

Anónimo disse...

Em um mundo onde a maioria dos relacionamentos se baseia na troca e as chantagens emocionais prevalecem, não era de estranhar-se a relação com Deus construir-se nos mesmos presupostos. Mas, a história é antiga. O paganismo caminhou sob essa realidade. Querer manipular ou recompensar a Deus chega a ser infantil, mas é a norma.

Anónimo disse...

É isso mesmo. Na verdade, a natureza humana é desconfiada. Nunca crê que algo seja dado incondicionalmente, sem algo em troca. E acaba por suceder o mesmo em relação a Deus...!
Mas com Deus é bem diferente...