quarta-feira, maio 03, 2006

Deus tem um plano “B”

Para a viúva Noemi parecia tudo perdido. Tinha morrido o seu marido e agora os seus dois filhos também morreram. Noemi estava desesperada e desesperançada. Sentia a dor da separação, a tormenta da aparente injustiça. A exclusão social. A fome. Parecia que tudo o que era bom tinha-se ido embora. A sua nora Rute numa atitude de abnegação e amor resolve ficar com ela.

Deus tinha um plano “B”. O plano “B”oaz.

Rute foi à luta. Lutou corajosamente pela sua subsistência e da sua sogra. Nesse processo, o rico Boaz apaixonou-se pela pobre Rute. Casaram e tiveram um filho que chamaram Obede. E este Obede, seria o avô do mais consagrado e poderoso Rei de Israel, David.

Nada está perdido. Deus também tem um plano “B” para a tua vida.

11 comentários:

Vilma disse...

A nossa confiança deve estar aí mesmo: na certeza de que Deus para nós, para as nossas vidas, para o mundo, tem Planos e não Problemas! Gostei! :))

Lou H. Mello disse...

Ai, ai, Plano B. Onde estás? Não tardes em chegar.

Anónimo disse...

Este é o caminho que deves seguir...

O da edificação para as nossas vidas...

Deus sabe sempre o que quer de nós...

Na minha opinião, o plano A é o nosso plano. E só entra em acção o plano B quando deixamos Deus fazer como quer...

Paula disse...

Gostei...

Vitor Mota disse...

Não acho que o plano A seja o nosso plano e o B o plano de Deus, o qual só é aplicado quando o A falha. Porquê? Não deve estar a nossa vida nas mãos de Deus ao ponto dos Seus planos serem também os nossos planos, ou vice-versa?

Mas considero que, por vezes, aquele que pensávamos ser um mau plano, acaba por ser o melhor.

"Deus tansforma dificuldades em oportunidades quando vemos segundo a Sua perspectiva."

Gustavo Nagel disse...

Jo, eu tenho a impressão que esse plano "b" é sempre da perspectiva humana. Deus mesmo nunca se utilizou de uma segunda via. Por um motivo, seus planos nunca se frustam.

QUem é Jesus senão, num olhar desatento, o grande plano "b" de Deus por causa da escolha de Adão? Mas numa leitura mais atenta percebemos um propósito eterno de Deus na encarnação de seu Filho. Não podemos ignorar o maravilhoso aspecto da soberania divina. :)

Grande abraço e obrigado pela reflexão.

Gustavo Nagel disse...

A propósito, minha mente também tem um lado "b". :)

Abraços.

Ana disse...

Amen!

Marlene Maravilha disse...

Estou de acordo com a opinião do nagel.
Mas também procuro entender o que queres dizer.
abraços

PDivulg disse...

Ele tem sempre um plano B nós é que nem sempre o vemos...

Jorge Oliveira disse...

Agradeço as vossas importantes opiniões e observações.

O plano “B” que referi não era propriamente um segundo plano que Deus tinha debaixo da manga. O plano era simplesmente o “plano Boaz”. Noemi pensava que estava tudo perdido para ela e para a sua nora, mas Deus tinha uma ideia diferente. Deus na sua soberania e plano perfeito tinha um segundo marido, uma nova oportunidade de constituir família e abençoar a vida de Rute e Noemi.
A ênfase do “post” não era que Deus precisou inventar algo novo, mas que nós perante as dificuldades da vida, não devemos desanimar nem ficar a vida a queixarmo-nos. Antes, procurar seguir o exemplo de Rute, indo à luta e confiando que tudo o que sobrevém à nossa vida é do plano de Deus, porque Ele tem tudo nas suas mãos.

Abraços