terça-feira, novembro 28, 2006

Peixes obesos

Neste momento temos dois peixinhos vermelhos num pequeno aquário. Já tivemos muitos outros que entretanto foram morrendo. Uma das causas mais comuns da morte dos peixes vermelhos é que eles comem em demasia. Morrem porque são gulosos. Em vez da pequena dose diária de ração, os nossos peixes têm dias que comem várias vezes: comigo, com a minha esposa e com as minhas filhas.

Estes peixes fazem-me lembrar os outros peixes – que por sinal alguns também exibem desenhos piscícolas nas traseiras dos seus carros – comem muito e depois morrem nos aquários. A culpa é sem dúvida da sua própria gulodice, da falta de exercício, mas também de quem lhes dá a comida. Obesidade espiritual mata.

Isto para não falar dos efeitos colaterais do excesso de comida...

9 comentários:

Anónimo disse...

Não sei do que você está falando.

Nuno Barreto disse...

Compreendo perfeitamente o que dizes. Muita teoria e pouca prática, apimentada com um pouco de prepotência.

Anónimo disse...

Sempre deveremos ter em mente que:
Quer o "muito", quer o "pouco" sempre serão relativos "a" ou fruto da visão "de".
Deixar de lado estas considerações, poderá significar que de algum modo retiramos, ou até banalizamos uma filosofia que existe e "faz escola" nos dias de hoje.
Pior que isso.
Correremos o risco de "fanatizar" a nossa posição, perdendo assim todo o direito de apontar algo como sendo correcto.
É o tipico e tão português, "a minha é mais verdadeira que a tua".

Que Deus vos abençõe.

Jorge Oliveira disse...

Luis,
Ou eu não percebi muito bem o teu comentário ou então não percebeste o meu post. Tu achas correcto um peixe morrer de fartura dentro do seu "aquariozinho"?

"Ao menos morre consolado" – diriam os abastados teólogos da prosperidade...


Abraços
DTA!

Anónimo disse...

Claro que não acho correcto o facto de "um peixe(inho) morrer de fartura dentro do seu "aquariozinho".
O que eu pretendi dizer ( e aí talvez me não tenha conseguido expressar da forma mais correcta), é que o conceito de "fartura" ou "necessidade", depende do ponto de vista de cada um.
Acaso já alguém perguntou ao peixinho, a opinião dele?
Seria talvez uma opinião interessante de se ouvir, e saber se pelo facto de estar demasiado "gordo" ou "magro" o fazia sentir-se mal.
Quanto aos abastados teólogos da prosperidade...
Não foram, mas hoje são o oposto daquilo que aprenderam, e que lhes foi ensinado pelos profetas da desgraça, que determinavam culpa em tudo.

DTA

Anónimo disse...

"Obesidade espiritual" eis um termo/conceito interessante!!! Qual seria o tipo de exercicio aconselhado pelo Supremo Nutricionista para resolver tal problema?

Anónimo disse...

Para mim é claríssima a tua analogia - e verdadeira também!
Conheço tantos que acabam por 'morrer' porque o que andaram a fazer na Igreja foi somente e apenas COMER ATÉ FARTAR: alimentaram-se abundantemente da boa vontade dos irmãos, do coração doce do pastor, da Palavra doce de Deus sem recorrer ao equilíbrio da Sua disciplina que é tão necessária, mas, por vezes dura de roer...
Oh, sim! Tanta obesidade espiritual Ipse...
Beijinhos.

salmista disse...

só os peixes que vivem em aquários de engorda é que se dão ao luxo de comprar um caderno na edição de O Primeiro de Janeiro para mostrarem as maravilhas do seu aquário.
Ao que isto chegou...

Jorge Oliveira disse...

"Salmista Fish",
Tu também compraste!
Não adianta assobiares...