quinta-feira, outubro 13, 2005

Igreja perfeita

Se alguém anda à procura de uma igreja perfeita é evidente que vai decepcionar-se porque na terra não existem crentes perfeitos, mas nessa busca irá certamente aperceber-se que existem igrejas mais perto da perfeição que outras.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que existem igrejas mais ou menos perfeitas, mas mesmos as mais perfeitas têm imperfeições...

O mais importante é que "corramos (todos) com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé..." (Hb 12:1,2)
jf

Lev T. disse...

Jo:
Eu diria que existem igreja menos ou mais IM-perfeitas que outras, já que perfeição (em termos de Igreja), a gente nem sabe o que isso é.
Abraços
Filipe

Jorge Oliveira disse...

Ehehehe,
Filipe, é mais ou menos isso,
mas não nos esqueçamos que pelo menos O cabeça da igreja é Perfeito!
Abraços

Lev T. disse...

Acredita Jo que só isso já é um grande conforto. Imagina pensar numa Igreja centrada na criatura e não no criador? Que desastre seria!

José Avlis disse...

Suspeito que o Jo(incauto) também ande, tal como vários outros cristãos 'fechados', mesmo que ingénua/inadvertidamente, a discriminar igrejas, especialmente em relação aos cristãos católicas (a menos que esteja a pensar regressar à casa paterna, tal como o filho pródigo)...
Se estou equivocado, por que será então que também lincou, por exemplo, o "Nicodemos" (que eu saiba este não 'nasceu de novo', ao menos em relação a apostatar/mudar de fé/igreja), uma vez que ele é, como depreendo, um bom fiel católico, tal como eu mesmo?
Miragem minha? Amizade especial do Jo(encanto)? Compromisso pessoal do Nico?
Vá lá saber-se porquê, entre outros enigmas aparentemente pouco éticos, em relação a outros blogoirmãos evangélicos que, felizmente, não usam tais preconceitos incoerentes ou antiecuménicos...
Atenciosamente,
JM

Jorge Oliveira disse...

Caro Maria(no),
A minha política de Linkagens neste CANTO tem dois critérios:
1º - Eu decidir colocá-lo na lista. Ou seja, Linko quem quero!
2º - Ser um Blog que faça referências à fé cristã.

Lamento decepcionar-te caro Maria(na), mas não defendo o ecumenismo, nem sou ecuménico no sentido da convergência única de uma só fé Católica Apostólica Romana. Penso contudo que em todas as diferentes ideologias do cristianismo podemos aprender alguma coisa e devemos procurar respeitar-nos e ter uma sã convivência.

Também acredito que existem alguns católicos "nascidos de novo", o que infelizmente não me parece ser o teu caso, mas que ainda se encontram nos braços do Polvo Católico.

José Avlis disse...

Caro Jo(incanto):
Se te melindrei com o meu comentário anterior, peço sincera desculpa, pois tal não foi de todo minha intenção, mas tão-somente fazer uma crítica pertinente e construtiva (um simples e justo reparo), assim como (por que não?) com um pouco de bom-humor, o que lamentavelmente falhou, a avaliar pela amostra/réplica...
Evidentemente que tens todo o direito de "lincares", etc., quem muito bem entenderes, mesmo que beneficiando uns em detrimento de outros (com deficiente/relativa ética ou coerência), ou até mesmo "jogando com dois pesos e duas medidas" (uns contra outros, ou coisa parecida), até porque isso é, quando muito, um problema teu, ou principalmente da tua responsabilidade pessoal e moral, pelo menos - embora reconheça não ter sido esse bem o caso, com tal displicência/deslealdade (graças a Deus), quando muito foi uma pequena "tempestade num copo de água", o que é aparentemente normal e humano, ou "politicamente (in)correcto" (como está em moda dizer-se por aí)...
Atenciosa e respeitosamente,
J. Maria(ano) - com imensa honra.

P.S.: Quem é, para ti, o "Polvo Católico"? - O Papa? A Hierarquia Apostólica? A "Prostituta do Apocalipse"? O Dogma Católico? A Santíssima Virgem Mãe de Deus e Mãe Nossa? Tudo isso um pouco?!...
Sim, sou Católico Apostólico Romano - graças a Deus! -, ou seja, membro efectivo e fiel da "Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica"...; por nada deste mundo serei herege, apóstata ou cismático..., pois já "renasci de novo" no meu único e santo Baptismo Cristão/Católico!