quinta-feira, janeiro 04, 2024

Com Jesus, nada temas!


Jesus ordenou aos seus discípulos que navegassem até Betsaida enquanto ele ia orar. O dia tinha sido muito cansativo, mas em vez de ir dormir, Jesus foi conversar com o Pai. Orou por várias horas, noite dentro. Ao contrário de nós, que quando estamos cansados ou mais desanimados deixamos logo de orar, Jesus orava. Orava muito.

No Mar da Galileia, o barco com os discípulos era fustigado pelo vento forte e pelas ondas. Eles remavam e lutavam pela sua vida. A vida cristã nem sempre é fácil. O evangelho cor-de-rosa não existe. Contemos com dificuldades, lutas e tempestades. Marcos conta que Jesus viu o problema deles. É maravilhoso saber que Jesus vê as nossas dificuldades, não fica indiferente e socorre-nos. Além de Ele ser é o nosso grande intercessor (Rm 8:34), Jesus também é o nosso grande ajudador. 

Jesus foi ter com eles a andar sobre as águas do mar. Jesus fez isto para que não existissem mais dúvidas acerca da sua divindade. Os discípulos começaram aos gritos pensando que era um fantasma. Era noite, estava a acontecer uma tempestade e de facto andar sobre a água é algo muito estranho. O medo excessivo perante o desconhecido pode gerar crendice e superstição. A fé em Deus é racional, mas não é limitada pelo natural.

O Senhor tem todo o poder sobre a natureza, os espíritos e sobre tudo (Mt 28:18). Os apóstolos ainda não tinham compreendido bem quem Jesus era. Os seus corações estavam endurecidos. Precisavam de um abanão. A sua fé devia estar apoiada naquele que vence os elementos naturais, sobrenaturais e até venceria a própria morte. Aprenderem a nada temer.

Jesus bradou em alta voz: “Tenham bom ânimo! Sou eu! Não temais!” O Deus que se fez Homem estava ali e não era para lhes meter medo, mas para os livrar. Quando Jesus chegou ao barco o vento acalmou-se. Os discípulos estavam assombrados e maravilhados com Jesus.  

---

4 lições que podemos extrair desta história: 

1ª Lição: Precisamos imitar o exemplo de Jesus e orar mais.

2ª Lição: Jesus vê as nossas dificuldades e, no seu devido tempo e vontade, Ele socorre-nos. 

3ª Lição: Se Jesus andou no Mar da Galileia e acalmou a tempestade também pode vencer os nossos medos e preocupações. Jesus pode tudo! 

4ª Lição: Quando passarmos por tempestades confiemos em Jesus, Ele é O nosso Salvador e Senhor! Com Jesus, nada devemos temer.

Sem comentários: