quinta-feira, novembro 16, 2023

A fé verdadeira descrê e confia

“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8,9. 

Quando as minhas filhas eram crianças eu costumava fazer uma brincadeira com elas. Primeiro a Rute, depois a Jéssica, elas abriam os braços e deixavam-se cair de costas como se fossem uma tábua. Elas hesitavam um pouco, mas como confiavam que o pai estava lá para as segurar, entravam na brincadeira. 

Algumas pessoas pensam que a fé é um desejo optimista. Uma expectativa humana de que as coisas vão correr melhor. Perante uma doença, um desemprego, uma dificuldade, alguém diz: “tem fé que vais melhorar!”. Ou ainda: “Não desistas, tem fé que consegues dar a volta!” Mas será isto a fé bíblica? 

J. I. Packer escreveu que “A fé verdadeira é uma confiança exclusiva e de todo o coração, uma total desistência de si mesmo para colocar toda a sua confiança na misericórdia de Deus. A verdadeira fé inicia-se na autodesconfiança e envolve um total abandono da confiança na moralidade pessoal, na religião ou no carácter, para entregar-se a Deus.” A fé autêntica descrê da autoconfiança humana porque sabe que a única Pessoa digna de confiança é Deus. 

O versículo acima mencionado mostra que a nossa salvação é um acto gracioso de Deus. A fé é a dádiva divina que brota quando damos ouvidos à Palavra de Deus (Rm 10:17). Somos todos pecadores, não merecemos ser salvos e a nossa bondade e caridade não salva ninguém. Aliás, a pessoa que se julga boazinha é porventura a pessoa mais distante do Reino de Deus. As boas obras tolhem-lhe a visão e não consegue enxergar o seu próprio coração mau e pecador. 

Somos salvos somente pela graça de Deus, por meio da fé colocada em Cristo e na obra que ele realizou na cruz. Precisamos reconhecer a nossa miséria e abrir os braços da fé para nos entregarmos nas mãos redentoras de Jesus. A fé verdadeira leva a pessoa a descrer dos seus méritos e obras para acreditar e confiar na obra perfeita de Deus.

 
Jorge Oliveira
Publicado no Devocional JUNTOS Portugal 2023.

---
Hoje às 21 horas vamos estar JUNTOS na Igreja Baptista de Cedofeita, no Porto.

 

Sem comentários: