quarta-feira, abril 20, 2022

Conhecer ainda mais a Cristo

 

O terceiro capítulo da Carta aos Filipenses (Fp 3:1-11) começa com a grande temática da Carta: “Que vos regozijeis no Senhor!” A prisão de Roma não conseguiu prender a alegria de Paulo no Senhor. O segredo da vida cristã abundante é encontrar em todas as circunstâncias a alegria e a esperança "NO SENHOR". Pela fé.

Esta carta serviu também para alertar os crentes filipenses dos falsos mestres que se estavam a introduzir na igreja. Os judaizantes eram judeus que aceitaram o Evangelho, mas pensavam que o cristianismo devia ser mesclado com o judaísmo. Misturar a fé em Jesus com outras coisas dá sempre errado. A fé em Jesus é singular no sentido e na forma.

Para mostrar que Paulo percebia bem a religiosidade judaica, vai fazer uma breve autobiografia. Ele tinha sido circuncidado ao oitavo dia (a marca de um verdadeiro judeu). Pertencia à tribo real de Benjamim. Foi educado na língua, escrita e cultura hebraica. Pertencia à seita mais rigorosa dos judeus: os fariseus. Com zelo farisaico perseguiu a Igreja de Jesus e até consentiu na morte de alguns cristãos. Praticava de forma rigorosa todas as minúcias da Lei e excedia o legalismo de todos esses mestres. Mas apesar de todos estes distintos predicados judaicos, no dia em que Cristo o encontrou na Estrada para Damasco, tudo isto se transformou em esterco e lixo. O que outrora era ganho, agora era perda. 

O novo Paulo tinha um objectivo de vida: conhecer ainda mais a Cristo. Este conhecimento era mais do que um saber mental ou intelectual. É uma experiência transformadora que se inicia no momento da conversão e que continua até morrermos. E nesse conhecimento progressivo de Cristo, Paulo tinha uma ambição ousada: desejava experimentar o poder vitorioso da ressurreição de Cristo no seu próprio corpo. O poder da ressurreição é para o presente e a ressurreição dos mortos é para o futuro. É o poder da ressurreição de Cristo que nos dá vitória contra o pecado, livra da culpa, nos dá coragem e paciência nas tribulações e dificuldades. 

Alguns cristãos de hoje pensam que a doutrina, a teologia e o estudo bíblico não são coisas importantes, mas são a base da vitória cristã. A doutrina é importantíssima mas deve ser complementada com o exemplo de Paulo: conhecer ainda mais a Cristo e depender mais do poder vitorioso da Sua ressurreição. Martyn Lloyd-Jones dizia "Eu passo a metade do meu tempo a dizer aos cristãos para estudar a doutrina e a outra metade a dizer-lhes que a doutrina não é suficiente." O conhecimento de Cristo implica tempo e é inerentemente prático. 

Conhecemos mais de Cristo quando temos relacionamento com Ele pelas Escrituras, pela oração e pela comunhão na igreja local. Conhecemos mais a Cristo quando morremos para nós próprios e permitimos que o poder da ressurreição de Cristo se manifeste em nós. Conhecer ainda mais a Cristo deve ser o desígnio de vida de todo o cristão.

Sem comentários: