quarta-feira, junho 02, 2021

Chamados e enviados

 

Quando Jesus curou aquele homem que tinha a mão mirrada, seguiu-o uma multidão. Jesus não estava interessado em fama e popularidade, mas os milagres sucediam-se, os demónios eram expulsos e as multidões aumentavam. Então, Jesus resolveu afastar-se e subir a um monte para escolher os seus doze apóstolos. Subir ao monte significa buscar mais a comunhão com Deus, ouvir melhor a voz e a vontade do Pai. Subir "ao monte" é sempre a nossa maior necessidade.

Lucas conta-nos que Jesus passou a noite em oração e de manhãzinha chamou para si doze dos seus discípulos e deu-lhes o nome de apóstolos. Chamou os que ele quis. Foi Jesus que os escolheu, chamou e comissionou (João 15:16).William Barclay destaca que “é muito significativo que o cristianismo tenha começado com um grupo. A fé cristã é algo que, desde o começo, deve ser descoberta e vivida no seio de uma comunidade fraternal.” Não há cavaleiros solitários no reino de Deus, a jornada cristã é feita em parceria e cooperação. Sempre. 

Jesus escolheu doze apóstolos para que estivessem com ele (Mc 3:14). A parte mais importante do ministério é estar com Jesus. Ouvi-lo, aprender e caminhar com ele, obedecer-lhe. Que Deus nos ajude a desfrutar da alegria que há no relacionamento pessoal com Cristo. Primeiro foram discípulos e depois apóstolos. “Primeiro a conversão depois a ordenação” diz Ryle. É trágico existirem anciãos, diáconos, missionários que nunca nasceram de novo. Muito dano tem sido feito por pessoas que se dizem cristãs mas na verdade nunca começaram a seguir Jesus. 
 
Estes doze homens foram enviados por Jesus com uma missão: proclamar o arrependimento e a salvação que há em Jesus Cristo e manifestar o poder de Deus curando e libertando. Pregar o que se vive e viver o que se prega é o chamado dos obreiros. Era um grupo heterogéneo, com diferentes personalidades, ambições, profissões.

Hoje não há apóstolos. O último apóstolo foi João e o apostolado morreu com ele. Os enviados hoje chamam-se “missionários” precisamente para se distinguirem dos 12 apóstolos de Jesus. O ofício apostólico dos doze cessou porque eles tinham qualificações distintivas. Foram chamados e enviados directamente por Cristo. Aprenderam directamente de Jesus e receberam autoridade e poder especial para operarem sinais. Viram o Senhor Jesus Cristo ressurrecto. Interpretaram e escreveram as Escrituras pelo poder do Espírito Santo. Lançaram com Cristo o fundamento da Igreja. Além disso, só os doze Apóstolos se sentarão nos doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19:28).
 
Não existem mais apóstolos, mas Jesus continua a chamar pecadores para a salvação e para serem usados no seu serviço, segundo os dons que ele concede. O Senhor continua a chamar e a enviar pastores, diáconos, missionários e cooperadores para edificarem em cima do fundamento apostólico. Todos temos a responsabilidade de viver e partilhar o Evangelho. O “ide” ordenado por Jesus aos discípulos também é para todos crentes. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." - Marcos 16:15.

Sem comentários: