sábado, fevereiro 20, 2021

A dúvida mata, a fé em Jesus salva

Mateus conta-nos que Jesus mandou os seus discípulos passarem para a outra banda do Lago de Genesaré e subiu ao monte para orar. O Mestre tinha tido um dia extenuante e é incrível como ainda tinha forças para orar durante várias horas seguidas naquela madrugada. Nestes dias cansativos e tristes imitemos Jesus. A Igreja hoje também está “no mar” a remar e a lutar contra “ventos contrários”, e é reconfortante saber que Jesus continua no monte - no céu - a interceder por nós.

Enquanto orava, Jesus viu os seus discípulos em apuros no meio da tempestade. Perto das três horas da madrugada aproximou-se deles andando sobre o mar. Jesus não só vê os nossos problemas mas vem ao nosso encontro para nos socorrer. Quando os discípulos viram Jesus a andar sobre as águas, imaginaram um fantasma. O medo excessivo perante o desconhecido pode gerar crendice e superstição. Jesus bradou em alta voz: “Calma... não entrem em pânico, sou eu!”. O Deus poderoso que se fez Homem estava ali. Nada havia a recear.

Simão Pedro respondeu a Jesus: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.” Jesus disse para ele ir e Pedro andou sobre as águas. Porém, sentindo o vento forte, temeu e começou a ir ao fundo. Há aqui 3 Pedros:

1º O Pedro impetuoso. Corajoso, impulsivo, rápido a responder e com dificuldade em estar quieto. A verdade é que foi este Pedro o único discípulo que andou sobre as águas. Caminhou porque creu! A fé que olha para Jesus é vitoriosa. Há vitória em Cristo.

2º O Pedro temeroso. “Quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar." Este Pedro lembra-nos o perigo terrível de caminhar na vida cristã confiando nas emoções, naquilo que se vê e sente. Devemos “andar por fé e não por vista”, confiando na Palavra revelada de Deus.

3º O Pedro resgatado. “Senhor, salva-me!” Este é o grito da alma desesperada e aflita. É o anseio da humanidade perdida. É a oração do penitente que tem consciência da sua condição mortal e condenação iminente. A dúvida mata, a fé em Jesus salva.

Jesus ouviu o clamor de Simão Pedro e logo o salvou. Tudo se passou muito rápido, mas a verdade é que ninguém do barco tentou socorrer Pedro. Infelizmente, por vezes, os que estão no nosso barco não nos ajudam.

“Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (v.31) disse Jesus a Pedro. Existiram pelo menos 3 dúvidas em Pedro:

1. Dúvida quanto à Palavra de Jesus. Não tinha dito O Senhor para “Passarem para a outra banda” (v.22)? Não tinha dito Jesus para ele andar sobre as águas? Aquilo que Jesus promete, sempre se cumpre.

2. Dúvida quanto à divindade de Jesus. Depois de tantos milagres operados por Jesus, Pedro ainda não discernia o grande poder do Senhor. Sim, Jesus tem todo o poder e autoridade sobre todas as coisas.

3. Dúvida quanto a caminhar pela fé. Pedro ainda estava a aprender a seguir Jesus pela Sua Palavra e não por aquilo que sentia ou temia. Reconhecemos com humildade e tristeza que este Pedro hesitante e duvidoso, por vezes, somos nós. 

Em vez de olharmos para os nossos sentimentos, circunstâncias ou problemas, olhemos para Jesus, o autor e sustentador da nossa fé (Hb 12:2). A dúvida mata, a fé em Jesus salva.

Sem comentários: