sábado, dezembro 19, 2020

Jesus também é Senhor do Sábado

Em Marcos 2 reclamaram porque Jesus perdoava pecados, porque comia e bebia com pecadores, porque não obrigava os seus discípulos a jejuar e agora porque não guardavam o Sábado. Os religiosos reclamam sempre muito. Por mais estranho que possa parecer, os ensinos de Jesus incomodavam mais "santos" que pecadores. O objectivo destes religiosos não era defender a verdade mas tentar apanhar Jesus em alguma falha ou erro. Nunca conseguiram!

Os discípulos de Jesus tiveram fome e começaram a colher espigas dos campos. Os fariseus, o tal grupo de judeus “separados” que se julgavam superiores por cumprirem a Lei (e muitas outras leis que inventavam) ficaram muito indignados e foram uma vez mais acusar Jesus. É bom realçar que os discípulos de Jesus não estavam a roubar nada. Apanhar espigas com a mão para comer era permitido pela Lei Mosaica (Dt 23.25). A grande transgressão que os fariseus acusavam os discípulos era de fazerem aquilo no Sábado.

Foi Deus que criou o Sábado (o "Shabat”) e estabeleceu o princípio de descanso, de paragem, de um tempo separado para nós repousarmos e O adorarmos. Devemos trabalhar muito, mas a vida não é só isso. O problema dos religiosos judeus é que entendiam apenas a letra da Lei sem perceber o espírito da Lei. Jesus vai usar uma história que eles conheciam bem, para lembrar-lhes que David quando teve fome comeu dos pães sagrados da proposição, que só sacerdotes podiam comer.

“O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado”, esclarece Jesus. O homem é maior do que o Sábado. O descanso foi criado para o homem e não o homem para o descanso. E remata dizendo-lhe que Ele, o Filho do homem que era da linhagem de David, "até do Sábado é Senhor". Jesus é Senhor de todas as coisas. Ele é Senhor do trabalho e do descanso; da liberdade e do confinamento. Quem vive muito preocupado com dias santos e sábados, ainda não percebeu bem a soberania e a superioridade do Senhor Jesus Cristo.

---

Algumas lições e aplicações:

1. Esta passagem bíblica não ensina que podemos transgredir a Lei moral de Deus (que continua em vigor), ensina que há situações especiais que permitem excepções. Conforme diz J. C. Ryle, “Jesus demonstrou que, em casos de necessidade, alguns requisitos da lei cerimonial de Deus podem ser abrandados.” Os cristãos devem cultuar O Senhor juntos no Domingo, mas por vezes existem excepções que não nos permitem congregar. São excepções e Deus conhece muito bem todas as restrições e impedimentos na nossa vida.

2. As reuniões e os rituais são importantes, mas as pessoas são mais importantes do que tudo isso. O melhor uso que as coisas espirituais podem ter é quando glorificam a Deus e estão ao serviço das pessoas. Socorrer a família, os pobres e os que precisam de nós é uma parte importante da nossa missão como cristãos. William Barclay escreveu no seu comentário que "As coisas sagradas só são verdadeiramente sagradas quando postas ao serviço dos homens. O pão da proposição nunca foi tão sagrado como quando foi usado para alimentar a um grupo de homens famintos. O sábado nunca foi tão sagrado como quando foi usado para prestar ajuda aos necessitados.” As nossas obrigações religiosas não estão acima do Senhor e nem das obrigações humanas.

3. Jesus baseou-se na Palavra que eles aludiram, para desmontar as suas acusações - “Nunca lestes” (v.25). Mais do que conhecermos a letra da Palavra é importante percebermos e vivermos o espírito da Palavra. Jesus não desvaloriza o Antigo Testamento, fez a partir dele a correcta a interpretação do Novo Testamento. As suas palavras são espírito e vida.

4. Jesus está acima dos preceitos da Lei porque Ele é Senhor de tudo. A supremacia de Jesus não se limita às questões externas da fé, Jesus morreu e ressuscitou para ser Senhor de tudo e de todos. O descanso é uma coisa fundamental, mas recordemos que Jesus também é Senhor do Sábado. Descansemos em Deus, porque o verdadeiro descanso transcende dias e horas, está nEle.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.” – Mt 11:28-29

Sem comentários: