terça-feira, julho 07, 2020

Viver pela fé


Não conhecemos todas as respostas acerca da existência do mal e do sofrimento humano. Sabemos que a entrada do pecado neste mundo afectou tudo e todos. Contudo, os crentes em Deus crêem que O Senhor é soberano e, mesmo diante das piores circunstâncias, é possível sossegarmos a nossa alma nele.

O capítulo 2 começa com Habacuque a subir a um alto lugar para vigiar e orar a Deus. Nesse diálogo, porque é disso que se trata a oração, Deus diz ao profeta para escrever a visão de forma legível para que todos a leiam, até mesmo quem passa a correr (v.2). Então, Habacuque faz uma espécie de “outdoor” para todos lerem a revelação do Senhor. As Escrituras precisam ser lidas e conhecidas. Continuemos a espalhar a poderosa mensagem do Evangelho. 

A visão seria para um certo tempo (v.3). Tempo presente e futuro. Os caldeus iriam invadir Judá no tempo do profeta e nos últimos dias, Jesus iria retornar, conforme o escritor aos Hebreus diz, aludindo a Habacuque: "Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há-de vir virá e não tardará” (Hb 10:37). A Bíblia é um livro profético que revela muitas coisas que vão acontecer, uma delas é que Jesus está prestes a voltar!

Existe um contraste nos vs. 4 e 5 entre o orgulhoso e o justo. Este homem soberbo é o caldeu, que traça o carácter de muitas pessoas. Aquela pessoa que tem a alma inchada, confia em si próprio, vive na sua força, poder, capacidades, que não teme Deus e não respeita ninguém. É arrogante, dado ao vinho (que dá uma sensação de fanfarronice), quer conquistar tudo, nem que seja tenha que aniquilar todos à sua volta. 

Por outro lado, o justo é a pessoa que não confia em si, mas em Deus – “O justo pela sua fé viverá” (v.4). Ele é justo, não por ser melhor que os outros, ou por fazer muitas obras boas, mas porque reconhece a sua indignidade e deposita a sua crença e esperança em Deus. Vive pela fé. A fé bem direccionada para Deus e para a Sua Palavra. Fé persistente e obediente. 

A vida espiritual começa e mantém-se pela fé em Deus. Pela fé o homem começa a viver, pela fé o crente vive, pela fé somos salvos. Que os cristãos possam batalhar juntos por esta "fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 1:3).

Sem comentários: