quarta-feira, novembro 27, 2019

Precisamos da misericórdia divina



Jesus contou uma história sobre alguns religiosos que confiavam em si próprios, pensando que eram melhores que as outras pessoas. A religião pode transmitir duas mentiras: a primeira é que os crentes são bons e a segunda é que são melhores que os outros. A verdade é que tanto crentes como descrentes carecem muito da graça e da misericórdia de Deus.

O fariseu da história confiava em si e nas suas realizações. Julgava-se ética e moralmente superior aos outros, por ser fariseu, por jejuar duas vezes na semana e dar os seus dízimos. O seu erro era justificar a espiritualidade com as suas realizações. O logro de pensar ser melhor e mais espiritual por fazer muitas bondades e actividades. Mas confiar em si próprio e nas suas obras é não precisar de Deus.

Só temos verdadeira comunhão com Deus quando reconhecemos quem somos: pecadores; e quem Deus é: Santo. A oração do indigno publicano deve ser a nossa: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Todos os dias precisamos de perdão e da misericórdia divina. Em vez de nos julgarmos superiores e desprezarmos os que nos rodeiam, que Deus nos ajude a depender mais da Sua graça e misericórdia. Amém!

Sem comentários: