quarta-feira, outubro 16, 2019

Chamamento irresistível



Depois de Jesus ter sido baptizado e tentado, Marcos leva-nos num rompante para a Galileia. É ali que Jesus vai começar a pregar e chamar os seus primeiros discípulos. João Baptista é preso, diminui, sai de cena e o Messias mostra-se ao mundo. O tempo de espera terminou. Cristo convoca todos ao arrependimento e a crerem no Evangelho, que são as Boas Novas da verdade, de salvação, da paz, da vida eterna e da esperança.

Jesus chama quatro pescadores que estão a trabalhar, a saber: Simão e André, Tiago e João. Mais do que um convite, o chamamento é uma ordem divina irrecusável. A autoridade de Jesus é irresistível e inigualável. “E, deixando logo as suas redes, o seguiram” (v.20). Não há hesitações, perguntas, questionamentos, desculpas.

Estes quatro pescadores tinham agora uma missão que era mais do que um trabalho - pescar pessoas para o Reino de Deus. Eram homens simples, sem grande instrução, mas porque foram chamados e ensinados por Jesus, seriam as colunas da Igreja. Ouvir o chamado de Jesus e segui-lo é o grande propósito do ser humano. Quando seguimos Jesus vamos aprender a pescar outros discípulos. As nossas redes não são humanas. São redes que nos entrelaçam ao amor maior. Lança as redes.

Sem comentários: