quarta-feira, julho 24, 2019

Jesus em acção: O Princípio

Comecei no Domingo uma nova série de mensagens em Marcos. Marcos é um Evangelho que se distingue, não só por ter sido o primeiro evangelho a ser escrito, mas também por causa do seu estilo vivo, conciso e cheio de acção. Marcos é o Evangelho da acção. São as obras e a Obra de Jesus. Ao contrário de muitos, Jesus fala e cumpre. As acções poderosas de Jesus falam de Si e por Si. Se fosse um filme, Marcos seria um filme de acção. Se fosse uma rede social era o Twitter.

O jovem Marcos é o fugitivo inconstante que vai aprender a ser mais perseverante no serviço da obra de Deus. Primeiro foge nu dos acusadores de Jesus, mais tarde, na primeira viagem missionária, foge do apóstolo Paulo para depois voltar para os seus braços. Tantas vezes que agimos como o jovem Marcos na nossa caminhada cristã.

O Evangelho começa sem grandes introduções e rodeios. O primeiro versículo é uma espécie de título e de resumo da mensagem central de todo o livro: "Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus." É princípio das "Boas Novas". Dewey Mulholland disse que “Marcos é novo Génesis.” Vai-se contar a gloriosa história do “Segundo Homem” que dá um novo princípio à nossa velha história.

O Evangelho são as “Boas Notícias" de Cristo. A essência e o conteúdo do evangelho é Ele. O Evangelho é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento que anunciavam o Messias. O Evangelho é para ser vivido e partilhado. Implica uma decisão e ninguém lhe fica indiferente. Crer, viver e pregar o Evangelho de Jesus continua a ser o grande propósito da vida.


“Podemos viver sem a erudição moderna, mas não podemos viver sem o Evangelho antigo. Podemos viver sem a oratória eloquente, mas não podemos viver sem o Cristo crucificado. É uma pena que existam tantos bons pregadores, os quais quase nunca mencionam o nome de Cristo e que têm ideias pouco claras a respeito da expiação pelo Seu sangue. Que este estado de coisas mude! Que os nossos púlpitos ressoam de novo o nome de Cristo e que o Seu precioso sangue volte a ser tema das pregações! 'Senhor, aviva a Tua obra, dando-nos novamente nos nossos púlpitos o velho Evangelho!'

C.H. Spurgeon (Séc. XIX)

Sem comentários: