sábado, junho 22, 2019

Deus livra, salva e faz maravilhas

Terminei a série de mensagens "Influenciador em Terra Estranha" com Daniel na cova dos leões. Daniel estava velho, mas continuava a enfrentar provações. Quando o rei Dario constituiu diversos líderes no novo reino, Daniel distinguiu-se dentre todos, a tal ponto do rei ponderar que ele seria o seu sucessor. Claro que isto causou muita inveja a todos. Procuram apanhar Daniel em algo que o incriminasse, mas nada acharam. Faltam Daniéis nestes tempos de crise de integridade em que vivemos. Falta verdade e inteireza nos políticos, nos relacionamentos, entre famílias e amigos, nas relações laborais e até nos que se dizem religiosos.

Como nada encontraram, os invejosos de Daniel uniram-se contra Daniel e propuseram uma lei ao rei Dario para apanhá-lo. Uma lei que proibia a oração e o culto a Deus. As leis estatais muitas vezes tem actuado como instrumento de repressão e tentativa de extinção da fé. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a fé cristã não é apenas uma questão pessoal, que deve estar confinada às paredes dos templos. A fé verdadeira quer-se bem presente em todos as circunstâncias e lugares.

O decreto proibitório não inibiu Daniel, muito pelo contrário, como sempre fazia, Daniel foi orar a Deus. Diz o texto sagrado que Daniel tinha espírito excelente. A excelência de Daniel provinha do seu relacionamento vital com Deus. Podemos extrair algumas boas lições da atitude de Daniel:

1) Daniel não se defendeu e nem entrou em argumentações intermináveis com os seus inimigos. O Pai defende sempre os seus filhos.

2) O ancião Daniel não temeu as leis perversas dos homens e, mesmo correndo risco de vida, obedeceu a Deus que nos manda orar.

3) Daniel manteve a rotina de oração diária que já tinha. A nossa vitalidade espiritual depende da perseverança na oração.

4) Orou ajoelhado. Orar de joelhos não demonstra mais humildade nem dá mais poder, era assim que Daniel costumava orar. Oramos de joelhos porque, passado algum tempo, eles vão lembrar-nos que precisamos confiar mais no poderoso Deus do que nas nossas fortes articulações.

5) Daniel orava voltado para Jerusalém. Daniel não se tinha esquecido de Israel e nem das suas raízes. O reino de Deus continuava no seu coração. Qual é o reino e o Senhor que domina o teu coração?


Quando os inimigos de Daniel vieram contar ao rei Dario que Daniel tinha desobedecido à pérfida lei, ficou triste. Mas a lei era para cumprir e Daniel foi mandado para a cova dos leões famintos. Assim como o rei ficou cativo da sua própria lei, nós também ficamos prisioneiros das nossas más decisões e acções. Não nos admiremos se o sono fugir de nós.

Logo de manhã Dario foi confirmar o estado de Daniel e constatou que ele estava vivo. Um grande milagre! Os leões, como toda a criação, estão sujeitos a Deus. O diabo é comparado a um leão que ruge e que deseja devorar os cristãos fieis. Assim como os leões se alimentam de carne, uma vida carnal é alimento para o diabo. O segredo de Daniel é darmos lugar ao Espírito Santo e não à carne (Gl 5:16).

Daniel glorificou a Deus pelo milagre. Assim como Deus guardou Daniel, Ele pode também nos guardar e fechar a boca ao diabo. Tudo começa com oração. O rei mandou lançar na cova dos leões os invejosos inimigos de Daniel, juntamente com as suas famílias e imediatamente foram devorados. Quem fizer uma cova vai cair nela (Pv 26:27).

O Rei Dario escreveu a todos os povos que tremam e temam O Deus de Daniel, Ele é único Deus vivo que tem poder para livrar, salvar e fazer maravilhas (Dn 6:26). Daniel foi fiel a Deus e viveu de forma íntegra, não se deixando deslumbrar e nem contaminar com a grande Babilónia. Vale a pena ser fiel ao Senhor, confiar nele e testemunhar que Deus é maior e melhor que todos.

Sem comentários: