terça-feira, maio 21, 2019

Cara suja, coração limpo

Neste Domingo de manhã preguei nas novas instalações da Igreja Evangélica da Madalena em Gaia. É uma Igreja com uma história que se cruzou com a história da nossa Igreja, com preciosos amigos meus. A mensagem foi sobre o leproso que foi curado e voltou grato a Jesus. Esta história foi contada exclusivamente pelo médico Lucas.

A lepra é um símbolo espiritual de impureza e do pecado. Espiritualmente falando, todos nascemos leprosos. Assim como os leprosos tinham que ser afastados de tudo e todos, o pecado também promove o afastamento, de Deus e da sua vontade. Estraga a nossa vida e a dos outros.

Os dez leprosos clamaram por misericórdia a Jesus, mas somente um veio agradecer depois de estar curado. É bom receber os milagres de Deus mas é melhor adorar O DEUS dos milagres. O samaritano adorou a Jesus e sujou a sua cara limpa na terra suja. Há muita gente que quer as bênçãos de Deus mas não tem interesse em servir O Deus das bênçãos. Continua a faltar gente comprometida com O Senhor, com a Sua obra, comprometida com a igreja local, as orações, os estudos bíblicos, o evangelismo.

A fé grata e focada em Jesus salvou o que tinha sido leproso. Cara suja, coração limpo. O coração do cristão tem que estar cheio de gratidão. Há demasiados cristãos, talvez nove em cada dez, que estão mais preocupados consigo próprios, com a imagem, dinheiro, bens, com as futilidades desta vida, do que com Deus. Ser grato ao Senhor não é um resultado das coisas nos correrem bem, é um estilo de vida. Quando estamos com o coração limpo, sujamos a cara para a glória de Deus.

Sem comentários: