Nenhum dos sábios da Babilónia conseguiu interpretar o sonho do rei, até que Daniel entrou em cena. Deus revelou a Daniel que a árvore representava o rei e o seu reino que se tinha espalhado sobre toda terra. Durante 7 tempos ele ia ficar sem o seu reino e reduzido a uma condição animalesca, até que reconhecesse que Deus tem todo o domínio e poder. Entretanto, Daniel deu-lhe o conselho de abandonar os seus pecados, fazer justiça aos pobres e talvez fosse poupado desta humilhação.
Passaram-se 12 meses. Infelizmente Nabucodonosor não acatou os bons conselhos de Daniel e continuou cheio de orgulho - é bom ouvir o conselho dos pais, dos professores, dos pastores e de gente madura e sábia. O rei vangloriou-se na sua força e disse ter construído aquele grande reino para a sua própria glória. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”, disse o sábio Salomão (Pv 6:18). O orgulho e a soberba arruínam a vida. Se há alguma conquista na nossa vida, reconheçamos que tem a mão portentosa do Senhor.
3 lições deste história real:
1) Deus é Rei dos céus e da terra. Ele concede autoridade e retira-a, rasga e restaura, eleva e derruba. Que nenhum líder religioso, governante, político, empresário ou dirigente pense que lidera pela sua própria força e que está fora do escrutínio e da actuação de Deus. Deus é O Rei!
2) Deus detesta o orgulho e a arrogância. “Qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”, ensinou Jesus (Mt 18:14). O orgulho destrói relacionamentos, famílias, igrejas e países. C. S. Lewis escreveu que “O orgulho é um 'cancro espiritual': ele corrói até a própria possibilidade do amor, do contentamento e até do bom senso."
3) Deus é poderoso para salvar o pior dos pecadores. Se Ele converteu o coração orgulhoso e egoísta do rei Nabucodonosor, pode salvar o pior dos ditadores, políticos, terroristas, ateus ou descrentes. Ele quer reinar na tua vida também.
Todos temos um reizinho dentro de nós que pensa saber governar bem, mas só quando nos submetemos ao Rei dos reis que é Senhor dos senhores, é que começamos a saber viver.
Imagem: William Blake, Nabucodonosor, 1795 London Tate Gallery
Sem comentários:
Enviar um comentário