O Reverendo Toller vive atormentado com a culpa por ter incentivado o filho a alistar-se na guerra do Iraque. O filho morreu a combater e a mulher abandonou-o. Para piorar o quadro, Toller descobre que tem uma doença grave. Temos definitivamente um drama. Mas não um drama qualquer, um drama dos bons.
O ritmo do filme é deliciosamente lento (nestes tempos agitados precisamos escutar melhor a narração grave do diário do Reverendo). A paleta é quase monocromática. Bons enquadramentos, grandes planos, fotografia e som exemplares.
Defende-se o ambientalismo, mas o filme é mais do que um panfleto da GreenPeace. É a fé (e a fé falsa) que está omnipresente. Sobressaem as ligações podres de uma mega-igreja com os interesses políticos, económicos e financeiros. O mega-pastor da mega-igreja “gere” o pobre pastor que quase perdeu a esperança e a pequena igreja centenária moribunda.
Sem querer ser spoiler, o fim tona-se denso e, embora não seja muito inesperado, achei-o luminoso. A pior das trevas é sempre a interior. A graça e o amor brilham mais fortes na mais espessa das trevas do coração. Quando um homem reencontra a fé e a esperança, ganha a vida.
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