quarta-feira, outubro 04, 2017

O maior tesouro

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me."
(Marcos 10:21).

Um jovem rico vai a Jesus para perguntar-lhe o que deveria fazer para ser salvo. É uma pergunta fundamental, feita à pessoa certa. Jesus começa por dizer-lhe que ele devia cumprir os mandamentos da Lei mosaica. O jovem responde que, na sua avaliação pessoal, tem sido um zeloso cumpridor da Lei. Então Jesus, "amando-o", responde-lhe que lhe faltava ainda uma coisa muito importante: devia vender tudo quanto tinha, dar o dinheiro aos pobres e depois seguir Jesus. O jovem, que fazia das suas "muitas propriedades" a sua vida, retirou-se triste.

Obviamente que Jesus não está a ensinar aqui que a salvação se alcança quando nos desfazemos de todo o nosso dinheiro e dos bens materiais. Não está também a dizer que o Reino de Deus se alcança por sermos altruístas ou bondosos. Para se entrar no Reino é necessário nascer de novo (João 3:3). É necessário morrer para o que somos e temos e confiar exlusivamente na vida, na morte e na ressurreição de Cristo. Ninguém é salvo por confiar em si próprio, na sua religião, posses, práticas ou bondades. O único meio de salvação é Jesus Cristo. A alegria de crer no amor de Deus e seguir Jesus Cristo é a maior de todas. Não há tesouro maior que Ele. No céu e na terra.

Sem comentários: