sábado, junho 27, 2015

José Augusto Pontes (1922-2015)

Esta semana partiu para a presença gloriosa do Senhor Deus, o Irmão José Augusto Pontes com a idade de 92 anos. Ancião da Igreja Evangélica em Alumiara, era um dos Irmãos mais antigos dos primórdios da nossa congregação, tendo sido um dos seus membros fundadores. A sua vida marcou de uma forma tremenda e abençoadora centenas de pessoas que com ele conviveram.

Sou grato a Deus pelo grande privilégio de ter tido comunhão com este querido Irmão durante quase 40 anos. O Ir. Pontes foi o meu pastor, conselheiro, amigo, intercessor e um modelo de fé e amor que jamais esquecerei. Foi Ele que me deu a conhecer as primeiras letras do Evangelho. Foi o Ir. Pontes que esteve no meu baptismo nas águas, quando eu tinha 15 anos. Foi ele o Ministro que oficiou o meu casamento com a Raquel e que entregou ao Senhor as nossas duas filhas. Foi o Ir. Pontes que, juntamente com outros líderes, me impôs as mãos e consagrou-me ao ministério de serviço na nossa Igreja, primeiramente como Diácono e posteriormente como Ancião.
Estão gravadas na minha mente e coração as horas que passámos juntos a orar, a meditar na Palavra de Deus e a conversar sobre livros e assuntos espirituais. O exemplo de vida do Ir. Pontes ensinou-me a perdoar, a amar e a servir a Deus em primeiro lugar.

Para além de Pastor foi um grande Evangelista. A coisa que mais alegrava o coração deste Irmão era ver uma alma rendida aos pés do Senhor. Sendo um irmão assumido das "Assembleias dos Irmãos", caracterizava-o também a grande abertura e comunhão com muitas igrejas e irmãos de outras denominações evangélicas, tendo pregado em muitas congregações Metodistas, Baptistas, Assembleia de Deus, Carismáticas, Independentes, entre outras. As centenas de pessoas que ocorreram ao seu funeral também demonstraram isso.

Fiquei triste pela morte deste meu pai espiritual, mas tenho a plena convicção que agora goza da perfeita presença eterna de Deus. A vida não termina com a morte. Acreditamos que quem recebe Cristo como seu suficiente salvador e Senhor, vai habitar com Ele eternamente. Estar com Cristo no céu é muito melhor do que viver aqui. Está breve o dia que estaremos novamente juntos.

Como Igreja, sentimos o peso do grande legado que o nosso Ir. Pontes nos deixou. Com a ajuda da graça de Deus, com a presença participativa dos membros da Igreja e as orações de muitos, certamente que continuaremos a obra que Deus iniciou através do nosso Irmão e de muitos outros. Que Deus continue a ser honrado até à vinda preciosa do Senhor Jesus Cristo. A Deus toda a glória!

“Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam” Apocalipse 14:13.

Sem comentários: