terça-feira, abril 14, 2009

Deus desconhecido

Soube-me muito bem ontem ficar em casa a descansar dos "trabalhos" da Páscoa. Brincadeiras com as filhas, arrumações, alguns telefonemas necessários e a leitura de mais um bom livro: "A Um Deus Desconhecido" de John Steinbeck. A história de Joseph Wayne, um homem que parte para o Vale de Nuestra Señora, na Califórnia, à procura da boa terra e para realizar o "American Dream". "Tenho andado a ler coisas sobre o Oeste e há lá boa terra barata."
Uma trama carregada de analogias bíblicas, fé, arrojo, misturada com muito misticismo, paganismo, animismo e alguma loucura. A vida de um homem que ama de tal forma a terra que dá literalmente a sua vida por ela. Sem derramamento de sangue não há redenção, nem chuva, nem vida. Onde é que eu já ouvi isto?
Em cinco, dou-lhe quatro estrelas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Jorge, não faça isso... comentários sobre livros assim, só me fazem "coçar" as mãos para comprar e ler tão logo possa.

E eu ainda nem consegui terminar os que já comecei. Do 4 que postei, apenas 1 (o de Donald Miller) já estão de volta à estante.

Abraço,
Luiz Henrique