quarta-feira, setembro 19, 2007

O segredo

O meu amigo José Carlos publicou no seu blogue Do Lado de Lá, a propósito da visita do Dalai Lama a Portugal, a seguinte declaração, proferida numa mesquita em Lisboa:
"Quase todas as religiões que eu conheço defendem que a sua influência vem de Deus para o homem. O Budismo é a única que defende que a sua influência vai do homem para Buda. O homem, através da meditação, chegando a ser Buda (Deus)".

É precisamente esta busca de autonomia e independência que fez, e faz, o homem cair e pecar. “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3:4-5).

O apelo e engodo satânico foi dizer que é possível chegar a Deus por seus próprios meios, "sereis como Deus". Foi a sede desmesurada de querer saber mais, poder mais e perceber melhor que precipitou a Queda Humana. A história demonstrou que a primeira ânsia humana de desvendar todos os segredos - saber e conhecer tudo – resultou em tragédia mortal. Em vez de se abrirem os olhos, de ser como Deus, de saber tudo, fecharam-se os olhos, contaminados pelas trevas mortais e foram expulsos do Éden, da presença de Deus.

Ciclicamente tenta-se ressuscitar o apelo efectuado no Éden: promete-se endeusar o homem desvirtuando a glória de Deus. Vive-se honrando e servindo “mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente”. O endeusamento humano é pois a religião mais antiga do universo. A religião não é nada mais, nada menos, que o esforço humano para tentar alcançar Deus. É o "eu", o "umbiguismo", a meditação humana, o pensamento positivo (veja-se o best seller mundial: "O segredo"), centralizando sempre a questão no homem. O Homem que quer o lugar de Deus.

Como referi no comentário do Blogue do meu amigo, Deus é o único que pode tocar e salvar o homem, não para que ele se torne Deus, mas para que o Homem ganhe vida efectiva, abundante, e retorne à presença de Deus. O plano da redenção efectuada por Cristo é criar a possibilidade do Homem metaforicamente retornar ao Éden, à presença maravilhosa do único Deus e Senhor glorioso. O segredo é esse: aceitar a graça de Deus que nos é dada em Jesus Cristo.

6 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de acrescentar mais um texto neste comentário. "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;"2 Timóteo 4:3
O que Jesus oferece a humanidade ninguém consegue ou pode oferecer, vida, e vida em abundância.
Abraço.
Pr. Alessandro Brachmann

David Vicente disse...

Boas

Gostei muito do conteudo do seu site.
Parabens!

Deus te abençoe
David (portugal)

http://www.jovem-jovem.blogspot.com/

The Pescador disse...

O segredo real é seguir o único caminho, verdade e vida: Jesus Cristo

Deus abençoe

Anónimo disse...

Acho que foi a postagem mais interessante que já li aqui pelo simples fato do detalhe miudo que passa desapercebido: nos cremos constantemente que somos auto-suficiente.

O blog continua muito interessante.

Abraços Jorge!

RH disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Oliveira disse...

Caro Hugo Jorge,

Publicidade só com a minha autorização. Sorry.

Abraço