quinta-feira, maio 25, 2006

O Grande Despertamento

Mark Shaw no seu livro Lições de Mestre (Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2004) referindo os principais ensinamentos de Jonathan Edwards, no Grande Despertamento do século XVIII, descreve que:

“A doença que precisa de cura é a frieza e morte espiritual; a fonte do avivamento e seu objectivo final são Deus e a sua glória; seus principais métodos são a pregação que fala ao coração e a oração persistente; seus inimigos crónicos são a oposição e o extremismo; sua essência são os corações iluminados pela espiritualidade; e o avanço de missões por meio de uma Igreja entusiasmada é o resultado.”

3 comentários:

Tinoca Laroca disse...

Fala-se muito do despertamento... "Levanta-te tu que dormes..." é uma passagem bíblica que me belisca muitas vezes...
procura-se o despertamento como se ele estivesse nalgum evento especial, num retiro, ou noutro sitio qualquer assim eclesiastico.
A minha interpretação do despertamento é que ele tem que se passar no EU não nos...
despertamento versus paradigma do despertamento... talvez valha a pena meditar nisto.
Bjs.
T.

Lou H. Mello disse...

Lute meu caro, continue lutando para manter viva a tua chama. Não aceite jamais o esmorecimento espiritual. Quando vir um desanimado, anime-o, como fazes com teus cantos. Não pare nunca. Esse é o teu trabalho e missão. Há outros, cuja missão é cuidar dos caidos e desesperançados.

Jorge Oliveira disse...

Lou,

Nem sempre tenho deixado a chama arder. Muitas (demasiadas) vezes tenho esmorecido espiritualmente e falhado. Mas amo e sirvo um grande Deus, que nunca desiste de mim (nem de ninguém) e está sempre interessado em levantar-me e animar-me.

Conto contigo nessa caminhada.