quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Jesus cuspiu-lhe!

Ontem à noite, no nosso culto a Deus em família, lemos uma passagem curiosa. Jesus cura um cego cuspindo-lhe nos olhos, na aldeia de Betsaida.

Nesta época em que se fala tanto no respeito pelas regras e normas que conduzam a uma boa sociabilidade entre todas as pessoas e povos, observamos que Jesus tratou este homem desta forma tão estranha. Cuspir nos olhos de um cego!??

Jesus sempre teve uma forma peculiar e até muitas vezes extravagante para realizar os seus intentos. Ele quebrou com muitos dos preceitos religiosos e cerimoniais vigentes, desmontando muitos dos esquemas humanos ético-morais estabelecidos na sua época.

A Cristandade continua ainda hoje com muitos paradigmas, rituais, tradições e ideias preconcebidas sobre a maneira como Deus pode e tem que actuar. Em consequência disso, a maior parte das vezes, impede e até bloqueia, a manifestação real do poder de Deus. Tantas vezes alguns líderes religiosos tentam limitar Deus ou então encaixar os cristãos num padrão ritualista e denominacional. Quantas vezes esforçamo-nos por erigir aquilo que Jesus desmantelou à mais de dois mil anos. A síndrome do gueto fechado da “aldeia da roupa branca”. A mentalidade de que, os cristãos são melhores do que os não-cristãos. Ou então o conceito errado que, Deus ama mais uns que outros, etc.…


Jesus prestou atenção a um só homem. E cego. Deu-lhe do seu tempo. Levou-o para fora daquela aldeia. Movimentou-o. Conduziu-o para além do que aparentemente lhe tirava a visão. A aldeia, a causa provável da sua cegueira. O seu discernimento estava amarrado. Interessante que, depois de o curar, Jesus disse ao cego para não retornar para a aldeia. Por que razão? Não é bom publicitar as maravilhas que Deus faz? Será que Jesus não queria ser conhecido por causa dos seus milagres? Para que o homem não ficasse outra vez cego? Não sei bem.

O que é certo é que nascemos todos espiritualmente cegos e Deus deseja dar-nos visão espiritual. Deus quer curar a nossa vil e obstinada cegueira.


Vimos também nesta passagem, que a nossa percepção e os nossos sentidos são muito falaciosos. “Vejo os homens como árvores que andam” (vers. 24). Por essa e por outras razões nunca devemos confiar plenamente no que vemos ou no que não vemos.
Creio em milagres imediatos, mas nem todos os milagres de Deus são instantâneos. Muitos deles são progressivos. Primeiro a intervenção de Deus pode incidir num aspecto da nossa vida e mais tarde noutro. Vemos um pouco da sua graça agora e se tivermos fé e paciência, veremos mais tarde um pouco melhor. Umas vezes enxergamos apenas uma realidade distorcida, outras vezes vislumbramos claramente. Nesse processo, precisamos confiar na revelação da sua Palavra. Precisamos de Cristo. Do toque da sua mão.

Alguém disse: “O pior cego é o que não quer ver”.
Deixemos pois que Jesus “nos cuspa”. Que clareie a nossa visão espiritual. Que nos tire as escamas das más influências e dos preconceitos. Que desejemos ver, não só com os nosso olhos mas principalmente com os dele.


“Senhor, que eu veja…”

17 comentários:

Paula disse...

Olá Jorge, muito interessan~te o teu post. Dá que pensar...
Gostei mto! Senhor, que eu veja.

Vilma disse...

Excelente!

PDivulg disse...

Curioso porque há pouco vi o filme "o evangelho de João" onde esse quadro é representado e meteu-me uma certa impressão ver Jesus a cuspir e a fazer lama para curar o cego. Mas de facto a conclusão que podemos tecer é mesma esta tudo o que saía dele era perfeito...
Gostei desta tua análise e é bem verdade que por vezes os "milagres" de Deus levam anos para aparecerem...

Tinoca Laroca disse...

Jesus quebrou todos os paradigmas da época... nós temos voltado a reconstruí-los.
O mais "interessante" é que acaba por ser de parte a parte, porque quem luta contra a queda dos paradigmas, geralmente constrói outros.
E... muralha a muralha... satanás vai seguindo em frente.
Beijocas

Jorge Oliveira disse...

Cara Tinoca,

Se aquilo que estamos a construir é na força da mão de Deus e na dependência do Espírito Santo, não precisamos ter medo das muralhas, até porque a construção que Deus faz é sempre abrangente, amorosa e unificadora.

Abraços

Anónimo disse...

... eu rio ironicamente qdo vejo a pretensão dos líderes religiosos: muitos se consideram os enviados direto dos céus! abçs, Aline

Davide Vidal disse...

O interessante é tambem que a lama foi removida no tanque do Enviado (Siloé) porque só lavados por Cristo o Enviado podemos ver verdadeiramente

Vítor Mácula disse...

Caro Jorge.

Tão só as nossas resistências e fecho à Sua acção em nós nos tolhem, confundem, sufocam - pecado...

Resistências pessoais, culturais, naturais, religiosas...

E realmente, nunca tinha reparado nessa possível indicação de pergrinação espiritual (Não voltes para a "aldeia", estás liberto, não regresses às tuas prisões...)

Obrigado, e um abraço.

Anónimo disse...

"Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei"
Salmo 119: 18

Unknown disse...

bem, eu cheguei neste blog por acaso e confesso que me surpreendi com o excelente conteúdo! gostaria de lhe fazer um convite a conhecer o meu http://portrasdacortina.blogspot.com e começar uma grande e duradoura amizade, nos laços do calvário!

NEle!

Mar(io) (Ara)ujo disse...

Bonito!
mas 1) Não foi cuspir, foi untar com saliva, o que é bastante diferente; fez o que os pais fazem, ainda hoje, por vezes, quando dão um beijo no dedo arranhado do filho(a)...
2) Na época, os "médicos" da altura usavam muitas vezes uma mistura de saliva e barro nos tratamentos, o que é bastante parecido com o relato.
Claro que nada disto retira o valor espiritual do que aconteceu, mas as coisas foram (são) bastante mais "banais" do que parecem. O quotidiano está cheio de milagres normais...
Um abraço

Caio Kaiel disse...

Olá Jorge, obrigado pelo comentário... te digo que tens razão, mas agi em auto-preservação espiritual, lutei por quase dois ano contra esta vontade, mas decidi e percebi o aval de Deus nestes últimos dias.

Sobre teu texto, digo que realmente estamos "viciados" em ver o que sabemos, como conhecemos e queremos, mas isso representa a ínfima parte do que nos é guardado... tenho uma frase bem interessante para isso, "a maneira como você vê a Deus lhe dirá até aonde você irá".

Abraços!

Jorge Oliveira disse...

Marujo,
Este relato Biblico é muito claro (não confunfir com outros):

"E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa." Marcos 8:23.

Cuspir significa cuspir!

Abraços

Davide Vidal disse...

O termo grego é "ptuo" que tem mesmo o significado de cuspir

Jorge Oliveira disse...

Obrigado "Ipse" pelo teu importante esclarecimento.

José Carlos disse...

Apesar de salvos, como precisamos ainda das "cuspidelas" de Jesus...
Há tanta falta de visão na igreja.

Antonio Mano disse...

É verdade. Nada como uma boa escarrada de Jesus para nos abrir os olhos!!

PAZ