terça-feira, dezembro 20, 2005

O triunfo do Leão.



Nárnia é um reino que não está visível aos olhos naturais. Nárnia espelha o sobrenatural. Por causa disto, o filme: as Crónicas de Nárnia deve ser visto com os olhos do coração.
Paralelamente à 2ª Guerra Mundial, decorre um conflito antigo, quase invisível, entre as forças do bem e do mal. A luta nas regiões celestiais, por causa dos humanos, no palco terrestre dos fundos de um guarda-roupa.

Para melhor entender o universo Lewisliano, aparentemente mitológico e mágico, é necessário enquadrá-lo no contexto da revelação Bíblica. Baseado no livro de C. S. Lewis, abundam neste filme alegorias e ensinamentos da Bíblia, a Palavra de Deus, tornando-o muito mais profundo que uma simples fábula ou conto de encantar.
A mais evidente das muitas parábolas, talvez, é a do Leão justo e majestoso que se entrega voluntariamente nas mãos do reino inimigo do mal, para morrer em substituição daquele que falhou e errou.
O Leão Cristo no lugar do Filho pecador da Eva.

O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa: As Crónicas de Nárnia, é um excelente filme para ser visto por crianças e adultos, mas provavelmente, mais facilmente aceite pelas crianças. O seu olhar é mais simples e inocente. Afinal de contas, só as crianças viram e verão o Reino.

No final de tudo triunfa vigorosamente o Bem. A humildade e a entrega do Amor venceram as forças do mal. A frieza, a inveja, a usurpação e o ódio serão eternamente aniquilados. Só o amor prevalecerá.

9 comentários:

Anónimo disse...

Assisti ao filme e adorei! Muitas cenas me emocionaram. Do C.S.Lewis, tenho em casa "Os Quatro Amores", "As Crônicas de Nárnia" (volume completo), "O Grande Abismo" e "Out of The Silent Planet". Abraços, Aline

Anónimo disse...

Ontem o meu filho mais novo fez 10 anos (nasceu aí em Gaia) e a família foi ao cinema ver precisamente este filme. Não posso de deixar de concordar com o que aqui escreves.

Jorge Oliveira disse...

Que dia maravilhoso e que terra fantástica para nascer!
:))))
Abraço e parabéns!

Paula disse...

Fui ver o filme e adorei.... simplesmente espelha mto bem muitas coisas...

Tinoca Laroca disse...

é realmente fantastico, por vários motivos, por falar na Palabra de Deus, no sacrificio de Jesus e muito mais...até chorei..mas o que me faz escrever aqui, é outro motivo...finalmente ao fim de 2 ou 3 anos, existe algum filme sobre a Verdade, que é Cristo a "rivalizar" com o harry Potter, neste Natal, os adultos e as crianças poderão assistir a um filme sobre Jesus, mesmo sem perceberem...Boas festas!!

Jorge Oliveira disse...

Festas boas tias...
:)))

SpiritMan aka BacardiMan disse...

Apenas pra te desejar um bom natal e boas entradas!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

Jorge Oliveira disse...

Boas festas Bacardi man!

Tinoca Laroca disse...

Boas festa Jo, peço desculpa pelo post anterior, escrevi mal Palavra de Deus...sorry..ehehehe
Não esqueças de visitar o meu...soffss.blog.com ou então http://cantinhodastias.blogspot.com...bençãos