quarta-feira, outubro 05, 2005

Tens razão, Senhor!

"...Existirá em todo o mundo alguém que possa e tenha o direito de perdoar? Sim, existe, e pode perdoar tudo, tudo e todos, por tudo, porque ele próprio deu o seu sangue inocente por todos e por tudo. Esqueceste-te dele, mas é nele que se baseia o edifício, é a ele que exclamarão: 'Tens razão, Senhor, porque se revelaram os teus caminhos!'".

In: Fiodor Dostoiévski; Os Irmãos Karamazov; Vol 1, Pag. 300; Editorial Presença.

2 comentários:

Ver para crer disse...

Mas para que perdoar se todo o castigo é devido a más acções que cometemos. Cataclismos, desgraças, doenças não são castigos para os nossos pecados.
Pelo menos é isso que dizem diversas religiões orientais.
Quem me dá uma ajuda? No blogue Ver para crer faço esse apelo.
VPC

Jorge Oliveira disse...

O alguém que pode perdoar, que Aleksei Karamázov, o jovem monge protagonista do livro de Dostoiévski fala é Jesus Cristo.

Os Cataclismos, desgraças, doenças não são castigos para os nossos pecados mas antes consequências do pecado e do mundo caído em que vivemos. O castigo verdadeiro virá no futuro para todos os que rejeitarem o Redentor Jesus, o único que realmente pode perdoar e expiar o nosso pecado. Ganhamos a vida eterna não por realizarmos boas obras ou por fazermos o bem, porque não existe um só que faça o bem, mas por crermos na morte e ressurreição do Salvador Jesus. Não existem Karmas e nem tudo é uma consequência do nosso comportamento, ver por exemplo a resposta de Jesus à pergunta dos discípulos sobre o cego de nascença (João 9:1-3).
Aliás, em vez de aceitarmos ou conformarmo-nos com as circunstâncias negativas que nos rodeiam devemos orar com confiança, esperando a transformação e libertação de Deus.

Outro bom exemplo na Bíblia que prova que não existem "Karmas" é o que aconteceu a Jó, homem sincero, e reto.