terça-feira, junho 28, 2005

O Deus de todos os momentos

A obra e a vida do Irmão Lawrence (1614? - 1691) relembram uma forma de nos relacionarmos com Deus totalmente diferente. Para ele, a prática de estar na presença de Deus era um exercício constante da vontade – pequenas decisões que se tomavam continuamente para tornar Deus presente em todos os momentos.
Uma oração propriamente dita, uma simples caminhada, aparar um jardim, cozinhar (ele era cozinheiro do mosteiro) ou escrever num Blog (digo eu), podem ser oportunidades fantásticas para estar na presença de Deus.

"Não devemos nos cansar de fazer pequenas coisas pelo amor de Deus, que não se importa com a grandeza do trabalho, mas com o amor com que é realizado." (Irmão Lawrence) Wikipedia


Decorridos mais de três séculos ainda há muita gente que quer fechar Deus em paredes que chamam templos ou erradamente igrejas, quando o verdadeiro propósito do Senhor é tornar-se presente em todas as pessoas em todos os momentos e circunstâncias da vida.

6 comentários:

Nuno Barreto disse...

Concordo tanto com este post que nem sei o que dizer :)

Paula disse...

Não podia estar mais de acordo.
Já é tempo de deixarmos de ver Deus numa caixa. Mas que cenaaaa... Ele é tão grande, do tamanho do universo (se é que o Universo tem tamanho...) quer tanto relacionar-se connosco, como poderia Ele nao ser o Deus de todos os momentos?

Vilma disse...

Verdade que não O podemos conter...o finito não pode contar o infinito. O tempo de adoração e comunhão são importantes para todos nós, mas esse tempo deve projectar-se em tudo o que fazemos, somos e temos. Em todos os dias...

Raquel Úria disse...

Mas é uma pena essa obsessão por pôr Deus explicitamente em tudo, acabar por ser, na maior parte das vezes, um mau testemunho em vez de bom.

Jorge Oliveira disse...

rhhu, obrigado pelo teu comentário.
"...tudo foi criado por ele e para ele." Colossenses 1:16
DTA.

Anónimo disse...

Eu creio que só depois de vermos e experimentarmos Deus nas pequenas coisas do dia a dia, é que vamos conseguir ver e experimenta-Lo nas grandes. Aliás, é o conjunto das pequenas coisas que fazem as grandes.
Isso só acontecerá quando Ele estiver presente em “todos os momentos e circunstâncias da nossa vida”.