segunda-feira, outubro 09, 2023

Bem alimentados


Marcos conta que Jesus tinha enviado os seus doze apóstolos para proclamarem o arrependimento de pecados e agora eles voltaram para prestar contas. É muito importante os cristãos hoje estarem empenhados na missão de partilhar o evangelho e também prestarem contas a Cristo e à sua igreja local. Jesus diz aos apóstolos para repousarem um pouco. Eles tinham trabalhado tanto que nem tinham tempo para comer. O descanso é muito importante no ministério. Se não pararmos e se não nos alimentarmos bem não vamos conseguir ajudar ninguém. 

William Barclay notou que "há na vida dois perigos. Primeiro, o perigo da actividade constante. Ninguém pode trabalhar sem descansar e ninguém pode viver a vida cristã a não ser que tenha momentos de encontro com Deus. […] Por outro lado, existe também o perigo de muito isolamento. A devoção que não termina em acção não é verdadeira devoção. A oração que não termina em trabalho não é verdadeira oração. […] O ritmo da vida cristã é a alternância do encontro com Deus no lugar secreto e o serviço aos homens na praça."

Os apóstolos e Jesus entraram num barco para um local deserto. Quando atracaram, centenas de pessoas já os aguardavam. Mesmo cansado, Jesus compadeceu-se daquela multidão. Eram como ovelhas perdidas sem pastor. Tantas nos nossos dias. Pessoas que não conseguem encontrar o caminho, que não comem bons pastos e que ficam à mercê de ladrões e salteadores. A forma prática como Jesus demonstrou a sua grande compaixão por aqueles perdidos foi ensiná-los. Hoje também.

Como já se fazia tarde, os discípulos disseram a Jesus para mandar a multidão embora, até porque já deviam ter fome. Como sempre, a resposta de Jesus é surpreendente: "Dai-lhes vós de comer!" (v.37) Os discípulos não entenderam o alcance da sugestão do Mestre e responderam que nem 200 denários chegariam para alimentar aquela gente. O denário era a moeda de prata romana que correspondia ao salário de um dia. 

Jesus então faz-lhes uma pergunta: "Quantos pães tendes?" No meio daquela multidão, os discípulos descobriram um rapazinho que tinha cinco pães e dois peixes (João 6:9). Sentaram-se em grupos e em seguida Jesus deu graças abençoando os pães e os peixes. Repartiu-os pelos discípulos para que eles os distribuíssem pela multidão. Falta-nos tanto a oração e a organização do Mestre. 

Ficaram todos saciados e bem alimentados. Recolheram doze cestos de pão e de peixes que sobraram. Mesmo na abundância do milagre, nada é desperdiçado. Vivamos de forma simples, sábia, aproveitando a imensidão de bênçãos que Jesus nos dá.

---

5 Lições deste milagre:

1. Precisamos estar bem alimentados e preparados para alimentar os outros. O melhor alimento espiritual é Jesus e a Sua Palavra. O profeta Jeremias disse: “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração”. 

2. Diante das carências e dificuldades, devemos confiar mais em Deus do que nos nossos recursos materiais ou humanos. Confiar no Senhor provedor com fé activa.

3. O nosso pouco nas mãos do Senhor faz muito. Aquele rapazinho entregou tudo o que tinha. A generosidade potencia milagres. Entreguemos tudo o que somos e temos ao Senhor. 

4. Não desperdicemos aquilo que O Senhor nos tem dado. Os seus dons, as suas bênçãos, a nossa família, a igreja, os seus muitos milagres. A responsabilidade de repartir é nossa! 

5. Jesus é o verdadeiro “pão vivo que desceu do céu” (João 6:51) para te salvar e saciar a fome espiritual. Vem a Jesus e ficarás satisfeito e bem alimentado. Andas bem ou mal alimentado?

Sem comentários: