segunda-feira, março 06, 2023

Chamado pela graça de Deus


Os inimigos do apóstolo Paulo diziam que ele só procurava aprovação humana e que queria agradar a todos com "a sua mensagem fácil da graça". O Apóstolo diz aos Gálatas que se buscasse a reconhecimento humano não seria servo de Cristo. Hoje vemos tantas pessoas que se esforçam para ganhar a aprovação de todos. As redes sociais são uma pequena prova disso. Quem procura agradar a todos, não agradando a Deus, acaba por não agradar a ninguém. Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros servos de Cristo, agradando mais ao Senhor. 

Paulo queria demonstrar qual era a origem do seu chamado e da sua mensagem. Se a origem fosse humana não era muito confiável, mas como o seu chamado, mensagem e ministério vieram directamente de Deus, ele tinha toda a autoridade. Para reforçar isso, Paulo vai contar a forma como Deus o chamou e salvou. Enquanto ele perseguia os cristãos, cercou-o uma forte luz na estrada para Damasco. Caiu por terra e ouviu uma voz. Era Jesus. Ali, Deus chamou Saulo e comissionou-o para pregar a Cristo. A recepção inicial por parte das igrejas a este novo Saulo não foi muito boa. Todos tinham medo daquele que tinha perseguido a Igreja. É bom percebermos que quem vive e ensina fielmente a graça de Deus vai provocar sempre desagrado, oposição e inimigos. 

Nessa sua autobiografia, Paulo conta aos Gálatas as suas primeiras viagens, os encontros e desencontros. Os novos cristãos costumavam aprender com os Apóstolos nas igrejas da Judeia, mas ele tinha aprendido directamente de Deus e das Escrituras. Somente um milagre divino podia explicar a transformação deste fanático fariseu legalista num defensor da graça de Deus. Sim foi O Senhor que pela Sua graça separou, chamou e enviou Paulo. 

É Deus quem escolhe, chama e salva, mas nós não sabemos quem será salvo. Por isso nunca devemos deixar de orar e partilhar o Evangelho da graça a todos. Mesmo àquele que diz não querer nada com Deus e com a Sua salvação. Se Deus salvou a Saulo (e a mim), quem é que Ele não pode salvar? Hoje ainda é Dia de salvação! 

Sem comentários: