quarta-feira, outubro 07, 2020

Jesus veio para os pecadores

Depois do portentoso milagre da cura do paralítico que Jesus realizou na casa da sogra de Simão Pedro, O Senhor tomou a direcção do mar da Galileia. A multidão seguiu-o. Jesus podia ter ficado ali em casa a doutrinar, mas havia outros homens e mulheres para alcançar. Devemos também imitar O Mestre e ir ao encontro daqueles que precisam de Cristo. Existem ainda muitos discípulos de Jesus para alcançar. Destaca-se mais uma vez ali a ênfase do ministério de Jesus, o ensino da Palavra de Deus. Num tempo em que existem líderes religiosos que já não pregam a Bíblia e até desvalorizam o ensino da Palavra, este deve continuar a ser o nosso foco. 

Jesus viu Levi sentado na alfândega e disse-lhe: Segue-me!. Levi, levantando-se imediatamente seguiu Jesus. Vemos aqui o chamado irresistível de Jesus. Mais do que um convite, acredito que Jesus deu a Levi uma ordem amorosa para ele se tornar discípulo e o apóstolo, que ficou conhecido como Mateus. Levi seguiu Jesus e deixou tudo para trás: as riquezas, a posição social, a má fama, a vergonha. O amor de Cristo nos impele e constrange a segui-lo. Seguir Jesus é crer que Ele é O Salvador, é renunciar a tudo, porque Ele disse: “Qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc 14:33). 

Depois disto, Jesus foi convidado para um banquete na casa de Levi. Jesus gostava de estar à mesa. Não só pela comida e bebida, mas porque gostava de estar com pessoas. Muitas das coisas importantes que Jesus disse foi à mesa. Ele ensinou, curou, instituiu a Ceia. Como tinha acontecido anteriormente na cura do paralítico, os escribas e fariseus censuraram Jesus. Para a mente farisaica, um santo profeta de Deus não podia divertir-se a comer e beber com os pecadores. Mas Jesus, ao contrário de nós tantas vezes, sabia estar com todos e sem se deixar contaminar com o pecado.

Acima de tudo, Jesus estava ali para os salvar. Foi para isso que Jesus veio, para salvar pecadores. O Senhor percebendo as queixas e acusações daqueles religiosos disse: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.” Jesus não estava a dizer que os fariseus eram puros ou santos (eles é que presumiam sãos), o que Jesus disse é que veio salvar os que se reconhecem doentes. 

A pior condição pecaminosa de uma pessoa é a falta de noção do seu próprio pecado. É presumir que está tudo bem, estando tudo mal. Associamos a santidade a comidas, roupas, comportamentos, lugares, coisas exteriores, mas a santidade começa no coração. Aqueles religiosos consideram-se mais justos que os outros, só que essa sua justiça própria era o seu grande problema. O único Médico que chama, trata e sara os pecadores é O Senhor Jesus Cristo. Precisamos crer nele.

Ao dizer "Eu vim chamar os pecadores," Jesus está a afirmar o seu propósito e a sua missão ao vir ao mundo. Mc 10:45 diz “O Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Jesus ama e resgata aqueles ninguém quer amar. Como muito bem escreveu Dewey Mulholland: “Jesus deseja os indesejáveis.”

Quem se acha justo, bom e sem pecado está longe de conhecer Jesus e comer com Ele. Jesus veio para os que reconhecem ser maus, pecadores e impuros. Infelizmente, talvez nós cristãos não sejamos muito diferentes dos fariseus. Achamos que por seremos crentes somos melhores, não pecamos e nem precisamos de arrependimento e cura. 

O Apóstolo Paulo escreveu: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1:15). Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores. Veio para transformar e comissionar pecadores que reconhecem os seus pecados. O grande desafio deste sermão é nós próprios ouvirmos o chamado pessoal de Jesus: SEGUE-ME! E segui-lo.

Sem comentários: