segunda-feira, março 30, 2020

Aquietai-vos



Acompanho a crise epidémica do coronavírus desde Dezembro de 2019, quando ainda poucos desconfiavam do que aí vinha. Têm-me faltado as palavras. Tenho observado a fase da negação da doença passar para o alarmismo, o medo, a desinformação, o desespero, o recolhimento. Todos temos visto as empresas, as lojas, os serviços, as igrejas, as ruas e as cidades a fecharem. De repente, mais de um terço da população mundial ficou enclausurada em casa. É o que se deve fazer. Mas não é a primeira vez na história humana que não fazer nada, ajuda a resolver tudo.

Quando o Rei Josafá ouviu que os moabitas e os amonitas vinham destruir Judá, ele temeu muito. Josafá temeu mas buscou O Senhor. Decretou um jejum e pediu que o povo buscasse a Deus em oração. O Espírito do Senhor veio sobre o levita Jaaziel que lhes disse para não temerem porque aquela luta não era deles, mas de Deus. Nesta peleja só tinham que ficar quietos, de pé, louvando O Senhor. A narrativa bíblica diz que quando os amonitas e moabitas atacaram Judá, ficaram desnorteados e mataram-se uns aos outros. O reino de Judá ficou quieto e Deus concedeu-lhe vitória e paz.

Não é preciso ser profeta para saber que o coronavírus vai passar. Como as pestes anteriores, um dia o COVID-19 vai findar. Até esse dia chegar, estar quieto, louvando e confiando em Deus, é o melhor que se pode fazer. Quem fez da sua vida apenas um conjunto de reuniões, actividades, negócios, encontros, agora sente-se perdido e desesperado. Mas o tempo é para esperar, orar e estar quieto. Saber que Deus continua a ser Deus.

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra." (Salmos 46:10).

Sem comentários: