terça-feira, março 20, 2018

Aos pés do Noivo

O sermão deste Domingo foi no terceiro capítulo de Rute. É uma estranha história de amor. Noemi mandou a sua nora viúva lavar-se, perfumar-se, vestir-se bem e ir aquecer os pés do seu noivo: Boaz. Rute obedeceu. Estava bela por dentro e por fora. Ouviu e seguiu o conselho da sua sogra e foi ao encontro de Boaz. A voz de Deus faz-se ouvir muitas vezes nos conselhos das pessoas mais velhas e experientes.

Mais do que desejar um marido, Rute queria um lar. O casamento é importante, mas lembremo-nos que a felicidade não está no casamento. A felicidade está em Deus e na comunhão com Ele. Rute já se tinha abrigado debaixo das asas de Javé (2:12) e agora ia abrigar-se debaixo das asas de Boaz (3:9). A metáfora ilustra bem como deve ser o nosso relacionamento com Cristo: entrega, submissão, amor e comunhão.

É verdade que Boaz apanhou um grande susto quando sentiu Rute enrolada aos seus pés, mas como era um cavalheiro, respeitou-a. Mesmo estando bem comido e bebido, Boaz não foi grosseiro, nem agressivo e nem se aproveitou fisicamente de Rute. Como bom cavalheiro que era, prometeu casar com ela e ainda lhe encheu generosamente a capa com quilos de cereais. Quem ama dá e dá-se.

Assim como o noivo Boaz amou e resgatou Rute, Cristo ama e resgata a sua noiva, a igreja. Casar dentro da vontade do Senhor é uma grande bênção, mas casar com Cristo é o grande descanso para a alma. Aprendamos com Rute (e com Maria) e descansemos aos pés do Noivo Jesus. É o melhor lugar.

Sem comentários: