terça-feira, outubro 07, 2014

O mais puro Evangelho

Neste Domingo começámos a estudar com os adultos da Escola Bíblica Dominical, a carta de Paulo aos Romanos. No prólogo do seu brilhante comentário, William Tyndale (1484 - 1536) escreve:

“Esta epístola é a principal e a mais excelente parte do Novo Testamento e o mais puro “Euangelion” (Evangelho), as boas novas. […] Na verdade, ninguém pode lê-la demasiadas vezes, nem estudá-la suficientemente bem. Sim, pois, quanto mais é estudada, e quanto mais profundamente pesquisada, mais coisas preciosas se encontram nela, tão grande é o tesouro de bens espirituais que nela jaz oculto.”

Tyndale também diz que Romanos é um guia indispensável para compreender o Antigo Testamento, os livros da velha aliança. A palavra “Lei” aparece mais de 70 vezes nesta carta. Mas o que de facto sobressai vigorosamente neste livro é o puro evangelho da graça de Deus. “Romanos é a maior, mais rica e mais abrangente declaração da parte de Paulo sobre o evangelho”, lê-se na introdução da Bíblia de Genebra. Agostinho, Martinho Lutero, John Wesley, Karl Barth e muitos outros foram profundamente transformados por estudarem Romanos. O mundo também. Ainda está por contar aquilo que Deus fará em nós e por nós ao meditarmos nesta preciosa Epístola durante os próximos meses.

“Ao único Deus, sábio, seja dada a glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!” (Rm 16:27)

Sem comentários: