segunda-feira, novembro 10, 2008

O caminho do Caminho

Na mensagem de ontem falei acerca de dois caminhos que traduzem duas espiritualidades: Caim e Abel. O caminho de Caim é o da inveja, do ódio, da ira, no esforço suado do produto da terra. Por outro lado o Caminho de Abel é o que tem o sangue expiatório do Cordeiro, a vida de fé centralizada em Deus, vivida no descanso da sentença: "está consumado!".
A espiritualidade de Caim está sustentada na religiosidade do fazer, no engano da justiça própria das boas obras (trapos imundos), na força humana, no egotismo e na autoconfiança. A espiritualidade de Abel está baseada na graça de Deus, na fé do Filho de Deus e na confiança exclusiva do sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conhecido mesmo antes da sua fundação. O caminho de Caim conduz à perdição eterna; o de Abel, à comunhão com Deus e salvação perene.
Qual é o teu caminho?

“Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20

Imagem: Bartolomeo Manfredi - "Cain murdering Abel"

Sem comentários: