terça-feira, novembro 08, 2005

Fé, esperança e amor.

O apóstolo Paulo elogiou a igreja na cidade de Tessalónica porque era uma igreja-exemplo que estava a causar impacto na sociedade, evidenciando a todos a fé, a esperança e o amor. Este tríplice testemunho da igreja alcançava e contagiava a todos.
A melhor (a “nova”) evangelização que cada crente em Jesus Cristo pode fazer é demonstrar de uma forma prática e visível a fé, a esperança e o amor a todos os que os cercam. "Obra de fé, trabalho de amor e firmeza de esperança".

6 comentários:

Paula disse...

3 palavrinhas tão importantes...

Anónimo disse...

... e quando somos elogiados da mesma forma que Paulo elogiou estes cristãos, Deus é glorificado em vidas salvas para Ele.

Vilma disse...

"Obra de fé, trabalho de amor e firmeza de esperança".
Gostei!

Vitor Mota disse...

Mas pessoalmente reconheço que não é fácil saber viver assim mesmo sendo essa a nossa vontade. Deus me ajude!

José Avlis disse...

Ah, assim está melhor, Joincanto.
Efectivamente, Deus não nos salva "apenas" pela Fé, mas também pela Esperança e pela Caridade, intrinsecamente aliadas, e não tanto por uma como consequência/dependência das outras, ou vice-versa.
São as três (simultaneamente) Virtudes Teologais, isto é, mais clara/profundamente Divinas, imprescindíveis ou mais fundamentais para alcançarmos a Graça de Deus, a Salvação eterna.
Com efeito, não pode haver verdadeira Fé sem Esperança e Caridade, assim como não pode haver verdadeiras Esperança e Caridade sem Fé.
Porém, há muitas outras virtudes, como as chamadas Cardeais: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, tal como os quatro pontos cardeais.
E mais, contra os "sete pecados capitais" (ou 'mortais', porque podem causar a morte eterna da alma), há sete virtudes correspondentes, e assim sucessivamente (77 pecados versus 77 virtudes)...
Atenciosamente
JM

Jorge Oliveira disse...

Mariano:
A Salvação é alcançada somente pela fé em Jesus Cristo, e não pelas obras. Elas não confirmam a salvação, são uma consequência e um fruto natural da salvação. Não existem obras suficientes que possam alcançar a salvação porque ela é um dom, uma dádiva maravilhosa da Graça de Deus.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:8-10