terça-feira, maio 03, 2005

Perder para ganhar!

Haverá algum ponto de intercepção entre a teologia da prosperidade e a teologia da cruz? Como se pode conciliar a mensagem que diz "somos tudo" e "temos direito a tudo" com a que "devemos perder e dar tudo"?

Afinal o ganho do cristão não é o da perda?

Jesus "dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará." Lucas 9:23,24.

É por estas e por outras coisas que não acredito em crentes super-heróis.

4 comentários:

Vilma disse...

O caminho do cristão é um caminho de renúncia, de abnegação.. quanto mais morremos para o nosso "eu", tanto mais crescemos em vida diante de Deus. Não é um caminho fácil de ser percorrido, mas só assim conseguimos a paz e o conforto espirituais.

Anónimo disse...

Deus diz-nos na sua Palavra "Que pode-mos todas as coisas naquele que nos fortalece", "e tudo o que pedir-des orando ao pai em Meu nome, ele vos fará". Agora é necessário saber-mos o que estamos a pedir, pois ser Cristão é saber que o nosso interesse são os "perdidos". Deve-mos pedir para os outros. "pois melhor coisa é dar do que receber". A parábola dos talentos ensina-nos que se for-mos fieis no pouco sobre o muito Deus nos colocará.

Anónimo disse...

O "Evangelho da cruz" fala de prosperidade?
Concerteza que sim! Jesus afirmou que tinha vindo a este mundo, para que tivessemos vida e vida em abundância.
Agora, quando reduzimos o evangelho, a uma teologia de 'Evangelho fácil e comercial', perdemos a noção do plano de Deus para o Homem.
No entanto, muitas vezes o chamado 'Evangelho da cruz' é muitas vezes entendido (porque mal ensinado) como um evangelho de ESCAPE e não de CONQUISTA.
Que quero eu dizer com isto? Que a missão do cristão individualmente e da Igreja é de tomar posse e 'conquistar' a 'terra', pois é para isso que aqui está, para implementar o Reino de Deus.
Não para se esconder dentro 'das 4 paredes', lutando desesperando contra si própria, com medo do mundo e do pecado.

PDivulg disse...

Por isso mesmo é que por vezes queremos ir por um determinado caminho mas é o outro que temos de tomar, queremos ouvir determinadas palavras (de acordo com a nossa conveniência) mas são outras as palavras que ouvimos.
E nos dias de hoje cada vez mais se pode dizer que seguir Cristo é remar contra a maré!!