terça-feira, fevereiro 22, 2005

A teologia do "umbiguismo"

As eleições já se foram e como era de esperar ganharam as cassetes... (risos)
Perderam os solitários e os que tiveram sempre um discurso triunfalista do “já ganhamos”, "nunca falho" e "nunca me engano". Falharam e perderam por causa do seu “umbiguismo”!
Este discurso egocêntrico e triunfalista, por vezes também atinge algumas pessoas nas igrejas evangélicas (e não só). A teologia do "sei-tudo", "Estou sempre bem", "não preciso de ninguém", “faço tudo bem, orgulhosamente só!", etc.
Por vezes penso que não existem só super heróis na banda desenhada e nos desenhos animados, alguns também voam em algumas igrejas. São "super-crentes" que exibem orgulhosamente a capa da doutrina, do sacrifício, dos dons ou até da “espiritualidade”.
Assim como a direita portuguesa perdeu em parte por causa da sua arrogância e triunfalismo, todos os que caminham nessa mesma estrada, mais cedo ou mais tarde vão-se perder também. Tenho visto, infelizmente, alguns a cair recentemente.
Que Deus me acrescente mais graça e tenha misericórdia de mim.

Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. (Tiago 4:6).

2 comentários:

Vilma disse...

Tens razão. concordo com este post... e infelizmente, no chamado 2meio evangélico" existe muito isso. Onde deveria abundar a "graça" é onde ela falta.
Posso sugerir um portal muito interessante para visitares?
www.caiofabio.com. Excelente. Navega, porque há muita água para ali beber. Um abraço.

Jorge Oliveira disse...

"Coisinhas", obrigado pelo comment e pelo portal, do qual já sou visitante regular e também aconselho!
JO