quinta-feira, fevereiro 02, 2012

A arte dos cristãos evangélicos

Comecei hoje a ler o clássico de Francis Schaeffer, A Arte e a Bíblia, publicado pela Editora Ultimato. Logo no início o autor lasca a primeira pedra da que será, sem qualquer dúvida, uma magnífica escultura:

«Como cristãos evangélicos, tendemos a dar pouca importância à arte. Consideramos os outros aspectos da vida humana mais importantes. Apesar de nosso discurso constante sobre o senhorio de Cristo, limitamos sua actuação a uma pequena área da realidade. Confundimos o conceito do senhorio de Cristo sobre a totalidade do ser humano e sobre todo o universo e não nos apropriamos das riquezas que a Bíblia oferece para nós mesmos, nossa vida e nossa cultura.

O senhorio de Cristo sobre a vida como um todo significa que não há áreas platónicas no cristianismo, nem dicotomia ou hierarquia entre corpo e alma. Deus fez tanto o corpo como a alma, e a redenção é para o homem todo. Os evangélicos têm sido criticados, com razão, por estarem sempre tão interessados em ver almas sendo salvas e indo para o céu, e não se importam muito com as pessoas de maneira integral.»

Sem comentários: