terça-feira, novembro 14, 2006

As águas no Lidl

No final do dia fui comprar água ao Lidl. Quando estava a arrumar os garrafões da água na mala do carro, fui abordado por um rapaz alto, magro e pálido. Queria guardar o carrinho e ficar com a moeda de cinquenta cêntimos. Olhando para ele respondi-lhe que provavelmente não era isso que o iria ajudar. Que até ajudava bastante. Tinha fome. “Será isso que irá resolver o teu problema?”. Ele insistiu que sim. Que andava em tratamento com Metadona. Falei-lhe do Desafio Jovem. Ele conhecia bem. Garanti-lhe que só existia uma Pessoa que efectivamente o podia ajudar. “Deus” interrompeu-me com a voz embargada. Lembrei-lhe que ele precisava tomar uma decisão e receber Deus. Ele insistiu na moeda. Queria o carrinho. Repeti que não era isso que ele precisava.
Os garrafões da água estavam todos arrumados. O rapaz continuava a olhar para mim. “Expulsaram-me de casa, durmo na rua.” Entreguei-lhe o carrinho. “Deus te abençoe, rapaz”. “Obrigado. A si também”, pronunciou segurando o carrinho com as duas mãos.


Foi difícil conduzir de regresso a casa. As águas que brotaram dos meus gemidos impediam-me a visão. “Deus, dá-lhe força e fé, para ele sair daquela vida.”

10 comentários:

Anónimo disse...

O amor ao próximo é um dos maiores mandamentos ... acabas-te de o sentir... Junto a ti a minha oração por ele.

DTA

Anónimo disse...

acabaste

Adilson Marques disse...

Este é o nosso mundo. A tua conversa com o jovem mostra que tens "sabor". Um abraço.

Anónimo disse...

O sal produz sede ... e neste caso foste sal! Foste buscar água ao Lidl e acabaste por seu usado para levar esse rapaz à genuína fonte de águas! :)
Que a sede dele seja saciada junto de quem ele precisa! Oramos por isso!
DTA

Jorge Oliveira disse...

Não é por acaso que as lágrimas são salgadas...

Anónimo disse...

Semeaste a boa semente. Se vicejará ou não, não depende de nós...

Anónimo disse...

Largaste a semente.
Cumpriste o propósito para que és chamado.
Choraste com os que choram - tantas vezes pela consciência de saberem que estão longe do Pai!
O Senhor da seara fará a Sua parte.
Obrigada pela partilha do teu coração enorme!
DTA.

Jónatas Lopes disse...

Sem dúvida um bom testemunho.

c disse...

Estamos na hora da preparação porque é muito provável, mesmo muito provável, que uma tremenda desgraça relacionada com a guerra ao terrorismo esteja a caminho.

A quem for bom a inglês aconselho a leitura do livro Planet Love/War que está a ser publicado por partes no meu blog:

http://sec21.blogspot.com/

Até vos digo mais: 11 dias antes do 11 de Setembro de 2001, Deus chamou-me a atenção para algo de muito grave. Só passados 11 dias compreendi a situação e desde então tenho acompanhado de muito perto toda esta guerra bem como toda a sua complexidade existencial.

É um blog que levanta questões, debate temas actuais complexos e prepara os leitores para os tempos muito difíceis que aí vêm.

Paz e amor em Jesus Cristo

Anónimo disse...

Colocas grandes questões e abordas enormes verdades.
Pena que nem todos as possam abarcar.
Mas como sempre, permanece a tua sensibilidade sobre um dos grandes cancros da nossa sociedade.
Cada palavra, cada sentimento, cada acto contribuirá sem duvida para melhorar algo que invariávelmente sempre se iniciará no individuo, e no amor próprio (ou não) que ele possua.