sábado, junho 10, 2006

Biografia de Henry J. M. Nouwen

Acabei de ler a excelente biografia de Henry J. M. Nouwen, escrita por Michael Ford, jornalista da B.B.C. (Edições Paulinas). “O Profeta ferido” descreve a caminhada do sacerdote Católico, não deixando de expor as suas mais profundas lutas, fragilidades e ambiguidades. Este Padre Holandês, escritor e professor brilhante, que leccionou na Universidade de Notre Dame, na Universidade de Harvard e na Universidade de Yale, preferiu na última década da sua vida permanecer em l’Arche Daybreak, uma comunidade de pessoas com deficiências profundas.

“O objectivo da compreensão teológica não é captar, controlar ou até utilizar a Palavra de Deus, mas desejar cada vez mais que a Palavra de Deus nos fale, nos guie, nos mova e nos conduza a lugares situados muito além da nossa própria compreensão”. Henry J. M. Nouwen

7 comentários:

doctor chip disse...

what strange place is this...
... am I dead??

B-0

Jorge Oliveira disse...

Yes, you are!

Vitor Mota disse...

Excelente e motivador, este exemplo de vida! Também admiro.
V.

Lou H. Mello disse...

Alguém que encontrou o caminho. Conheço essa história.

Unknown disse...

Olá Irmão! poderia me mandar algo mais sobre ele? estou lendo-o e apreciado seu trabalho, mas fiquei "encucado" (expressão cearense, sou de Fortaleza) ao saber sobre uma suposta "homo" de sua parte, é verdade?! se pudesse me enviar algo em formato eletrônico para o meu e-mail eu lhe agradeceria muito: gospel72003@yahoo.com.br ... há, ia esquecendo de pedir sua visita ao meu blog: http://portrasdacortina.blogspot.com

Jorge Oliveira disse...

Caro lindoberg,

Se quiseres aprofundar mais acerca de Henry Nouwen vais mesmo que ter ir a uma livraria e comprar os livros dele, porque não disponho nada que te possa enviar.

De acordo com a biografia que li (e também outros registos), Nouwen aparentemente lutou toda a vida contra a sua homossexualidade, tendo vivido sempre como celibatário.
Provavelmente, nem todos os Evangélicos conseguirão aprender algo com um católico fervoroso, com tendências homossexuais.
Mas fica aqui o desafio.

Paulo Costa disse...

Descobri Henri Nouwen recentemente, através de um livro de Philip Yancey - "Alma Sobrevivente", que nos revela um pouco da sua vida e trajectória espiritual.Esse pequeno resumo biográfico, despertou em mim o desejo de saber mais sobre Henri Nouwen. Há poucas semanas atrás comprei - "O regresso do filho pródigo" e "Aqui e agora". Gostei imenso dos livros. Há poucos dias, recebi em casa mais dois que havia encomendado: "Viver é ser amado" e "A voz íntima do amor". Ainda não os li(e digeri) completamente, por isso não vou emitir opinião.
Gosto do teu blog. Vou tentar passar por aqui mais vezes.
Um abraço!