quarta-feira, junho 08, 2005

Os dois testes da amizade

Existem pelo menos dois testes que revelam os amigos verdadeiros. O teste da ausência e o teste da divergência.
Por mais tempo que passe sem a presença dos amigos ou por maior que seja a distancia, amigos verdadeiros não se perdem.
O amor "Phileo" fortalece-se em todo o tempo, quando estamos longe ou perto.

A amizade real é aquela que não se abala quando surgem divergências ou mesmo discussões. O verdadeiro teste da amizade e da "irmandade" revela-se quando sabemos superar as discórdias e respeitamos as opiniões não coincidentes.

Saber ouvir e amar quem não concorda connosco não só é uma prova de respeito e educação, é uma prova de amizade.
Amizade alimenta-se com graça, confiança, perdão e tolerância.
Os amigos verdadeiros respeitam opiniões diferentes e amam nos momentos difíceis.

Já tive pessoas que estimei como amigos e descobri que afinal que não eram porque nunca superaram conflitos, que naturalmente brotam em qualquer relacionamento saudável.

Verdadeira amizade é rara! Por isso devemos estimar e amar os (poucos) amigos verdadeiros que temos.


"Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." Provérbios 17:17

5 comentários:

Anónimo disse...

A verdadeira amizade permanece mesmo quando se discorda. Discordamos com Deus muitas vezes mas mesmo assim Ele continua nosso amigo, derramando a sua graça, perdão e quantas vezes sendo tolerante. Por isso João disse que “...se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós, também, amar uns aos outros” (I João 4:11)

Anónimo disse...

Pois é.. só sabem ver os defeitos das outras pessoas em vez de olhar para os seus próprios defeitos.. porque afinal também somos humanos..

Vilma disse...

As amizades mais verdadeiras que tenho, são as que passaram pelo tempo, pela distância, pela ausência e pelas diferenças. Com essas eu sei que posso contar verdadeiramente...

Fernanda disse...

Muito verdadeiro este teu texto, e na verdade algo que subscrevo na integra!
Um abraço
~º(",)º~
Fernanda

Unknown disse...

adorei esse texto, e achei mt verdadeiro. já fui surpreendida tambem com minhas amizades a pouco tempo, duas decepções, dois tipos de "amigos". aqueles que so me procuravam quando precisavam e aqeles que na minha frente era uma coisa e por tras era outra, briguei com uns por causa dos outros e vi qe nao valia a pena nenhum jeito :x mais a unica pessoa que eu sempre confiei que eu mais confiei ficou do meu lado, e foi ai que eu vi a amizade verdadeira qe eu tenho, porqe nao me abandonou, aguentou meus choros, minhas reclamações e esteve sempre do meu lado. e por incrivel que pareça, é alguem do sexo oposto (: minha vida é ele.