segunda-feira, janeiro 05, 2026

A verdadeira libertação


"E ouviu Deus o seu gemido e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó; e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu-os Deus." - Êxodo 2:24-25. 

O capítulo dois de Êxodo percorre cerca de oitenta anos num fôlego rápido. Moisés nasceu numa época em que o Faraó do Egipto ordenou a morte de todos os bebés hebreus do sexo masculino. A sua mãe Joquebede escondeu-o durante três meses, mas não podendo mais escondê-lo, colocou-o num cesto no rio Nilo. A filha de Faraó encontrou o menino e adoptou-o. Durante quarenta anos Moisés foi criado na casa de Faraó. A mão soberana do Senhor libertou Moisés da morte certa.

Um dia, ao ver um egípcio a maltratar um hebreu, Moisés matou esse egípcio e fugiu para Midiã. Ali, casou-se com Zípora, filha do sacerdote Jetro. Nas terras secas de Midiã, Moisés passou mais quarenta anos. Deus quer libertar-nos da força e vaidade do nosso ego. A formação do carácter de Moisés aconteceu num período de espera e sequidão.

Entretanto, Deus ouviu o gemido de Israel e chama Moisés, já com oitenta anos (Ex 7:7). O Moisés que foi preservado, transformado e chamado por Deus, vai agora libertar e conduzir o povo, rumo à terra prometida. Jesus é o nosso grande libertador e salvador. Ele também quer libertar a tua vida. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres" (João 8:36). 

Sem comentários: