segunda-feira, julho 18, 2016

Tratamento para a ansiedade



Estudos recentes dizem que Portugal é o segundo país da Europa com maior taxa de depressão. 400 mil portugueses sofrem de depressão e um terço não recebe qualquer tipo de ajuda ou tratamento. A depressão é provavelmente a grande doença deste tempo. As pessoas temem muito pelo dia de amanhã. A incerteza, o medo, o terrorismo, a violência crescente, o desemprego, a solidão, os desafectos e tantas outros factores geram instabilidade psicológica, emocional e espiritual.

Os crentes em Deus não estão imunes à ansiedade e depressão. Na pregação que partilhei ontem numa congregação evangélica em Matosinhos, falei da resposta bíblica para esta problemática. Numa alusão ao Salmo 55, o apóstolo Pedro diz para lançarmos toda a nossa ansiedade em Deus (1 Pedro 5:7). Não se trata de fugir ao problema negando a ansiedade mas reconhecer que não conseguimos sozinhos tratar dela. Deus sabe tratar bem das nossas preocupações e angústias. A nossa parte activa é lançar e entregar, pela fé, os nossos cuidados a Deus.

Não é por acaso que o pano de fundo desta entrega seja a atitude de humilhação e submissão a Deus (ver I Pedro 5:5-6). Muitas vezes a ansiedade no cristão deve-se precisamente ao facto da falta de humildade para confiar na potente mão de Deus. A depressão pode esconder a enorme arrogância de pensar que se consegue sozinho resolver todos os problemas. Uma das razões porque podemos confiadamente lançar sobre Deus a nossa ansiedade é porque "Ele tem cuidado de nós!" Deus já provou, não só na história de vida de tantos crentes do passado, mas também na nossa própria vida, que sempre faz presente, cuidando, consolando e orientando os seus filhos.

A nossa responsabilidade não é passiva. Precisamos não só entregar os nossos cuidados a Deus, mas vivermos sobriamente, atentos e vigilantes. Existem forças espirituais em actividade feroz que procuram destruir-nos e que não podem ser desconsideradas. O nosso grande adversário, não são pessoas ou circunstâncias, é o diabo. Ele é o grande acusador, o caluniador, o mentiroso, o ladrão que procura roubar-nos e desviar-nos da comunhão e dependência de Deus. Somos chamados a resistir-lhe e a ficar firmes na fé (v. 9). Quando nos humilhamos perante Deus e resistimos ao diabo, ele sempre foge de nós (Tiago 4:7).

É verdade que podemos penar e sofrer durante algum tempo, mas temos a promessa que, nesse processo, Deus vai-nos aperfeiçoando, confirmando, fortificando e fortalecendo até ao Dia em que estaremos para sempre na Sua eterna presença. A Deus seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém!

Sem comentários: