quarta-feira, novembro 18, 2015

Orar e agir

Depois de Neemias ouvir acerca da situação calamitosa e miserável em que se encontrava a cidade de Jerusalém, ficou extremamente desgostoso e triste. Graças a Deus que Neemias não ficou parado nesse pranto. Se Neemias tivesse ficado paralisado pelo choro e lamúria, Deus não o tinha usado na reconstrução das muralhas da cidade. Neemias decidiu orar e agir.

No seu comentário bíblico A Bíblia toda, o ano todo, John Stott destaca seis qualidades de liderança que Neemias evidenciou. Hoje de manhã meditei na terceira qualidade: O líder cristão busca a ajuda de Deus e das pessoas. Stott diz que "quando o rei perguntou a Neemias o que ele queria, ele primeiro 'orou ao Deus dos céus' e então pediu permissão ao rei para ir a Jerusalém e reconstruir a cidade. Ele não foi superespiritual a ponto de clamar somente a Deus e considerar a ajuda humana supérflua, nem excessivamente confiante nos recursos humanos, de modo a considerar a oração desnecessária. Orar e agir não são atitudes incompatíveis. Não precisamos escolher entre oração e acção. Ambas são necessárias, e uma sem a outra pode levar a um perigoso desequilíbrio." É muito fácil ser extremado nas questões espirituais e é aí que está muitas vezes a nossa doidice e a disparidade.

Outra boa qualidade do líder cristão é que ele faz planos realistas. Sabe conciliar a visão, os sonhos e as expectativas com a acção concreta. "Pessoas de visão precisam tornar-se pessoas de acção. Neemias, apesar de inspirado pela visão de reconstruir a cidade, precisou fazer planos. Logo que chegou a Jerusalém, ele decidiu fazer um reconhecimento pessoal da situação, saindo à noite para examinar os muros de Jerusalém. Assim, a verdadeira liderança inclui visão e acção, sonhos e planos", conclui Stott.

Orar e confiar em Deus, mas sempre fazendo o que tem que ser feito, contando com os recursos e as pessoas que Deus nos tem dado.

Sem comentários: